O robalo grelhado com musseline de palmito pupunha e banana da terra é um prato típico caiçara, que une os alimentos encontrados na terra e no mar do litoral paulista. A comida caiçara envolve o preparo de ingredientes regionais, como frutos do mar, peixes, raízes e plantas encontrados na região da costa da Mata Atlântica. A combinação de temperos, alimentos locais e preparos simples resultam em pratos cheios de sabor e originalidade.
O cozinheiro Leandro Gonçalves é natural de São Paulo, mas vive há oito anos em Ilha Comprida. Formado em Gastronomia, ele é um apaixonado pela culinária caiçara. Por isso, passou a elaborar receitas valorizando os produtos regionais do litoral paulista.
Ao g1, Gonçalves falou dos ingredientes mais encontrados na região de Iguape e Ilha Comprida, como peixes, frutos do mar, frutas e raízes. Ele explicou as características que definem a culinária caiçara e falou da necessidade dela ser mais difundida (confira a entrevista no vídeo).
Leandro também ensinou a fazer um prato fácil e saboroso com ingredientes locais: robalo grelhado com musseline de palmito pupunha e banana da terra. O robalo é um peixe de água salgada e um dos mais encontrados em Ilha Comprida.
A musseline é uma espécie de purê muito mais leve e aerado que o comum. O ingrediente principal é o palmito pupunha. Com sabor suave, um tamanho maior e mais macio, esse palmito é muito cultivado no Vale do Ribeira. Para finalizar, o chef adicionou uma banana da terra grelhada, que está sendo utilizada cada vez mais utilizada na alta gastronomia e é encontrada em enorme quantidade na região.
Confira a receita do robalo grelhado com musseline de pupunha e banana da terra do cozinheiro Leandro Gonçalves:
Ingredientes
Robalo e banana
1 filé de robalo de 180 a 200 gramas
azeite a gosto
sal a gosto
1/2 banana da terra
Musseline de pupunha
200 gramas de palmito pupunha
200 ml de caldo de legumes
30 gramas de cebola em brunoise
5 gramas de alho picado
10 gramas de queijo parmesão
10 gramas de creme de leite fresco
Modo de preparo
Tempere o peixe com sal a gosto.
Em uma frigideira, aqueça o azeite e sele o robalo em fogo alto. Primeiro, com a pele para baixo. Depois, sele todos os lados. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por dentro.
Para fazer a mousseline, refogue a cebola e o alho. Depois, acrescente o palmito e deixe refogar.
Acrescente caldo de legumes e cozinhe por aproximadamente 15 minutos, ou até ficar macio.
Coloque no liquidificador ainda quente o palmito já cozido e deixe bater até ficar uma massa homogênea.
Depois, acrescente o creme de leite fresco, o queijo e bata novamente para incorporar os ingredientes.
Volte o creme para a panela e deixe cozinhar até a consistência de musseline.
Corte a banana em rodelas e grelhe em uma frigideira. Bom apetite!