Fundado durante as comemorações dos 40 anos de imigração holandesa, em 1988, o Museu de Holambra apresenta a história e a herança dos antepassados holandeses através de um acervo com 600 fotos em exposição. De acordo com a secretária do Museu de Holambra, Rita Gonçalves, Holambra costumava ser um local chamado de Fazenda Ribeirão.
Em torno de 1948, os holandeses formaram uma colônia na fazenda e começaram a trabalhar com o gado, mas a criação não resistiu ao clima brasileiro. Atualmente, a estância turística é conhecida por suas plantações de flores.
Rita ainda comenta que os monitores do Museu de Holambra são todos voluntários, sendo familiares ou descendentes holandeses. Além da mostra de fotografias, o local possui duas casas, sendo uma réplica de pau a pique e uma residência de alvenaria. O museu ainda abriga maquinários agrícolas antigos.
A visitação do público ocorre aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.
O valor do ingresso é de R$ 7,00, com meia-entrada a R$ 4,00. Crianças menores de 12 anos não pagam a entrada e podem participar de uma Caça ao Tesouro.
Durante a semana, é possível agendar uma visita através do e-mail museuholambra@gmail.com
Site: www.museuholambra.com.br