Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

Ilhabela é um destino para o ano todo

Localizada no Litoral Norte de São Paulo, Ilhabela é conhecida por ter em sua extensão territorial de 347,5 km² uma variedade de ofertas quando o assunto é turismo. Desde aquelas voltadas à natureza, como a prática de observação de pássaros e avistamento de baleias e golfinhos, passando pelo turismo romântico com a escolha da ilha para a realizações de casamentos e, agora, entrando no segmento de eventos corporativos.

A ilha, que atrai cerca de 1,9 milhão de turistas ao ano, tem estrutura para receber confortavelmente qualquer tipo de turista. Até mesmo aquele que prefere viajar para descansar. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Observatório de Turismo de Ilhabela, o destino é visto como uma opção de turismo de bem-estar, tanto físico quanto mental.

Há uma Ilhabela para cada perfil de turista

Seja para o ecoturismo, turismo romântico, de aventura, bem-estar, histórico ou cultural: independentemente da intenção do viajante, Ilhabela tem atrativos diversificados que vão agradar a cada um deles.

Para os amantes da História, a maior ilha marítima do Brasil possui construções datadas do século XVIII e, ainda hoje, mantém as portas abertas para visitação em alguns destes prédios. A igreja matriz de Ilhabela, Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, a Fazenda Engenho D’água e o Museu Náutico, que também compreende a antiga Cadeia e Fórum do município são algumas das fundações que recebem visitas.

“A Fazenda Engenho D’água, que era a principal fornecedora de cachaça artesanal, é hoje um prédio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Já no Museu Náutico, as pessoas podem conhecer acerca dos naufrágios ocorridos no entorno da ilha, assim como visitar a antiga cadeia e o fórum. A gente busca explorar opções para todos os perfis de viajantes, assim como para aqueles dias de chuva, em que não dá para aproveitar tanto as praias”, explicou Clara.

Para aqueles que buscam turismo de aventura, ecoturismo e maior contato com a natureza, os atrativos são o carro chefe da cidade. Cerca de 94% da ilha é formada por Mata Atlântica preservada, e 85% são destinados a um Parque Estadual. São mais de 40 praias, com dezenas de cachoeiras e 15 pontos de mergulho. “Apesar de não depender do turismo de sol e praia, o verão continua sendo a alta temporada para Ilhabela”, disse a diretora.

A ilha é, ainda, um dos principais destinos de observação de baleias e golfinhos no país. Entre maio e setembro, por exemplo, as baleias-jubarte podem ser avistadas ao fazerem o percurso pelo canal da ilha, em direção a Abrolhos, onde se reproduzem. Além disso, é possível fazer um passeio de barco e ver, de pertinho, cerca de doze espécies de baleias e golfinhos que vivem nos arredores da localidade.

O período de outono-inverno também é indicado para aqueles que praticam birdwatching ou, em português, observação de pássaros. São mais de 390 espécies na ilha, que tem como ave-símbolo o papagaio-moleiro. “É um turismo que atrai muitos turistas internacionais e é um dos nossos maiores atrativos, já que temos uma diversidade muito grande de espécies em um único lugar”, explicou a diretora de Eventos.

Capital nacional da Vela

Em 2023, o Torneio Internacional de Vela de Ilhabela completa 50 anos. O evento, considerado o maior do segmento na América Latina, é realizado anualmente e atrai milhares de viajantes. “Para a gente é um marco e, com certeza, será uma época em que vamos ter muitas ações especiais”, adiantou Clara sobre o torneio, que será realizado em julho.

Parada obrigatória

De acordo com Clara Viebig, os cruzeiros também são um dos pontos mais importantes para o município dentro do Turismo. “Hoje, somos um dos principais portos de cruzeiros do Brasil. Portanto, é muito grande o volume de pessoas que descem na ilha, aproveita o dia, se encantam com todas as nossas belezas e infraestrutura turística e, depois, querem voltar para conhecer melhor o lugar”, explicou.

A ilha, que recebeu mais de 70 navios nesta temporada, conta com heliponto, hotéis e restaurantes de nível internacional. Vale salientar que a ilha foi estruturada para recepcionar bem esta demanda, além de colocar o destino no radar do mercado de luxo.

LEIA+
Autor: Brasilturis
Data: 06/11/2023