Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Roteiros

9 destinos num mesmo circuito turístico no interior paulista
Circuito das Águas Paulista reune nove cidades na Serra da Mantiqueira

A 127 km da capital, aproximadamente, o Circuito das Águas Paulista é um roteiro turístico que abrange nove cidades da Serra da Mantiqueira.
Seja em viagens mais longas ou apenas em um final de semana, esse roteiro tem atrativos para todos os perfis de viajantes, dos contemplativos aos mais esportistas.
Com acesso fácil a partir da capital, de Campinas e também do sul de Minas, o circuito é formado pelos municípios de Águas de Lindoia, Lindoia, Amparo, Socorro, Holambra, Jaguariúna, Monte Alegre do Sul, Pedreira e Serra Negra.
Taí uma daquelas experiências que são a cara da nova tendência do turismo: perto de casa, com opções ao ar livre e atividades para todos os públicos. Conheça as cidades abaixo:

Águas de Lindoia - A Capital Brasileira do Termalismo é famosa pelas propriedades medicinais de suas águas, além de atividades rurais como circuito de jeep e quadriciclo.
Um dos destaques são os banhos terapêuticos no Balneário Municipal, equipado com piscinas de água mineral, cujo renome mundial já foi constatado até mesmo por Marie Curie, que visitou a cidade nos anos 20 do século passado.
Outra atração da cidade é o Thermas Hot World, parque aquático com piscinas de águas quentes, toboáguas, cascatas e brinquedos infantis.

Lindoia - A 7 km de Águas de Lindoia, a Capital Nacional da Água Mineral tem também atrativos de ecoturismo, como o Complexo Turístico do Grande Lago, com 260 mil m² de espelhos d’água que podem ser usados para pesca e prática de esportes náuticos.
Outra dica é o Mirante do Cristo, de onde o visitante tem vista panorâmica da cidade e da Serra da Mantiqueira.

Amparo - A capital histórica do Circuito das Águas Paulista, conhecida também pela produção de queijos e cachaças artesanais, abriga vasto conjunto arquitetônico de casarões e fazendas da época do café.
A cidade abriga também o Polo Astronômico de Amparo, atrativo com um observatório e um planetário em área rural que permitem visualização do céu estrelado da região.

Socorro - Nesse polo de turismo de aventura, o turismo acontece às margens do Rio do Peixe, em parques bem estruturados que oferecem atividades como rafting, caiaque, tirolesa e arvorismo.
Para os mais contemplativos, a Pedra Bela Vista é um concorrido espaço a 1.250 metros de altitude, onde é possível observar o pôr do sol em Socorro, a partir de um mirante com experiências gastronômicas como o Pan de Palo, uma massa de pão moldada em uma haste de madeira e assada na fogueira pelos próprios visitantes.

Holambra - Essa cidade de influências holandesas é responsável por cerca de 50% do mercado florista do Brasil.
Um dos destaques é o Parque Van Gogh, às margens do Lago do Holandês e equipado com atrativos para toda a família, como espaços para caminhada, aluguel de bicicletas e passeio de pedalinho no lago.
Já o Moinho Povos Unidos abriga um moinho de 10 andares, dos quais seis estão abertos para visita com espaços temáticos que contam a história dessa famosa construção holandesa.

Monte Alegre do Sul - Balneário Municipal e águas com propriedades terapêuticas em fontes espalhadas por toda a cidade são os destaques turísticos.
Considerado um dos mais simpáticos do “Circuito das Águas Paulista”, é conhecido também por suas atividades rurais e religiosas, como o Santuário do Senhor Bom Jesus, com arquitetura neoclássica inspirada na igreja de Il Gesú, em Roma, na Itália.

Serra Negra - Conhecida pelo clássico Teleférico que segue por 1.400 metros até o Pico do Fonseca, onde fica o Cristo Redentor, a cidade tem também fontes de águas minerais, roteiros rurais e cultivo de produtos orgânicos.
Outros atrativos da cidade são o Bioparque de Serra Negra, habitat de espécies endêmicas da Mata Atlântica ameaçadas de extinção, e o Mirante do Alto da Serra, a 1.310 metros de altitude e vista panorâmica de dez cidades da região.

Pedreira - O turismo na “Capital da Porcelana” gira em torno do comércio com mais de 300 lojas de louças, vidros e… porcelanas, cuja tradição vem do início do século XX, quando famílias imigrantes afetadas pela crise do café buscaram outras fontes de renda, dando início à produção de porcelanas.

Jaguariúna - Seu patrimônio histórico-ferroviário se destaca com o trem turístico Maria Fumaça que faz uma viagem de ida e volta entre a cidade e a estação Tanquinho, em Campinas.
Os interessados no tema contam também com o Museu Ferroviário, localizado na antiga Estação Mogiana, onde hoje funciona o Centro Cultural de Jaguariúna.
Para os mais aventureiros, o Naga Cable Park oferece atividades como wakeboard (prancha puxada por uma lancha), esqui aquático e o maior parque aquático de flutuantes do Brasil.

Veja mais
Autor: Viagem em Pauta
Data: 12/12/2022