Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia -

Circuito das Águas Paulista prevê 2,5 milhões de turistas nas férias de julho

Otimismo é a palavra que move a expectativa de quem aposta no turismo no Circuito das Águas Paulista. Mesmo que do outro lado da balança pesem a crise econômica e o desemprego, o polo turístico tem argumentos para sustentar ao menos a mesma previsão de 2017: a de 2,5 milhões de pessoas em trânsito pela região no período de inverno e das férias escolares.

 

Assim, Águas de Lindoia (SP), Amparo (SP), Holambra (SP), Jaguariúna (SP), Lindoia (SP), Monte Alegre do Sul (SP), Pedreira (SP), Serra Negra (SP) e Socorro (SP), as nove estâncias e cidades que formam o Circuito das Águas Paulista, se preparam para receber os turistas.

 

Vantagem econômica

A perspectiva positiva para o inverno 2018 é justificada não só pela infraestrutura dos municípios e formas de aliar o descanso ao lazer, com opções culturais e naturais. É baseada, também, no próprio momento do país, que resulta na diminuição de viagens ao exterior, por exemplo.

 

"A esperada retomada não veio. E, com a crise, a taxa de desemprego, a queda da renda familiar e com dólar e euro em alta, viagens mais longas ficaram inviáveis", explica o professor de economia da PUC-Campinas, Roberto Brito.

 

O especialista acredita que, mesmo diante da incerteza, o brasileiro ainda planeja viajar em julho, mas vai adotar a política "pés no chão". É aí que entram as cidades do Circuito das Águas Paulista.

 

"Os turistas devem optar por destinos próximos e mais econômicos. A localização, a malha viária estruturada, o inverno e a natureza fazem destas cidades um diferencial para as férias, com certeza", ressalta o economista.

 

Grandes centros

A proximidade de grandes centros, como São Paulo e Campinas (SP), além de suas regiões metropolitanas, também é a aposta das cidades para atrair o público, que pretende permanecer por vários dias ou que optar pelo "turismo de um dia", o famoso "bate-volta".

 

O Circuito das Águas Paulista tem, atualmente, 25.187 leitos à disposição dos turistas.

 

Balneário de Águas de Lindoia, uma das atrações da região para os turistas durante o inverno e férias de julho (Foto: Andreia Pereira) Balneário de Águas de Lindoia, uma das atrações da região para os turistas durante o inverno e férias de julho (Foto: Andreia Pereira)

Balneário de Águas de Lindoia, uma das atrações da região para os turistas durante o inverno e férias de julho.

 

"Cada uma das nove cidades tem sua característica própria e apresenta uma grande diversidade de opções turísticas e de eventos, com infraestrutura para acomodar todos os turistas da melhor maneira possível. A localização privilegiada e o clima agradável fazem a diferença", diz o presidente do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Polo Turístico, Edson Rodrigo, que também é prefeito da estância de Monte Alegre do Sul.

 

Quando o dirigente do órgão, que gere o turismo do polo, fala de características próprias de cada município do Circuito, se refere à oportunidade oferecida ao visitante de optar pelo passeio que complete seu estilo de vida.

 

Turismo rural, ecológico, de aventura, religioso-cultural, de negócios e eventos, turismo de saúde e esportivo são algumas das frentes que fazem o Circuito das Águas Paulista um destino muito procurado para as férias.

 

FONTE: G1

Autor: 1
Data: 15/06/2018