Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia -

Turismo regional é tema de encontro da Aprecesp em Águas de São Pedro

Representantes de 23 Estâncias se reuniram no Centro de Convenções para debater planejamento do setor turístico

Águas de São Pedro sediou nesta semana uma oficina da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo). O encontro, que reuniu representantes de 23 cidades, teve como tema o planejamento do turismo regional e local.

O evento no Centro de Convenções de Águas foi o segundo de um ciclo de dez, que envolverá as 70 estâncias turísticas, hidrominerais, balneárias e climáticas do Estado. O objetivo é fortalecer o turismo nas estâncias por meio da troca de informações e ações comuns pré-estabelecidas nos encontros.  

A programação seguirá até 2016, com encontros mensais em Águas de São Pedro e São José dos Campos. As condições indispensáveis para a classificação dos municípios como Estâncias foram destacadas durante o workshop.

A lei estadual 1.261 estabelece, entre outros, que as Estâncias sejam um destino turístico consolidado e tenham atrativos de uso público e permanente. “A infraestrutura também é essencial. Não adianta, por exemplo, a cidade dispor de uma cachoeira e o turista não ter como chegar a ela”, disse o gerente executivo da Aprecesp, Fernando Zuppo.

Outro tema importante da lei é a exigência de um plano diretor de turismo, com as diretrizes para o setor. O governo estadual fixou um prazo de dois anos para as Estâncias apresentarem o plano.

“Quem não o fizer corre o risco de perder a classificação de Estância. O plano também deverá ser atualizado a cada três anos”, complementou Zuppo.

Águas de São Pedro tem um plano diretor de turismo aprovado em lei desde dezembro de 2014. Ele foi chamado de “participativo” pela Prefeitura porque as 45 diretrizes criadas foram debatidas com a população. O trabalho durou oito meses e teve a coordenação técnica do professor Antonio Carlos Bonfato, do Senac.

“É um instrumento de planejamento capaz de orientar o desenvolvimento sustentável do turismo em curto, médio e longo prazos. Com isso, serve de aliado ao fomento da atividade econômica do turismo, pois orienta a atuação da administração pública e da iniciativa privada”, disse o secretário de Turismo de Águas, Fábio Pontes.

“Nosso plano diretor participativo mostra o compromisso do poder público com os apontamentos da população e a eficácia de um planejamento feito com seriedade”, destacou o prefeito Paulo Ronan.

O encontro em Águas contou com a participação de representantes de São Pedro, Brotas, Analândia, Ibitinga, Itu, Eldorado e Bertioga, entre outros. A Aprecesp é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1985 com o objetivo de trabalhar pelo desenvolvimento turístico das cidades estância no litoral e interior paulista. Atualmente congrega 70 estâncias.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Águas de São Pedro

Mais Fotos

Autor: 3
Data: 18/11/2015