Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia -

Olímpia: Congresso aborda importância da sustentabilidade no turismo

A Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo (FHORESP) promoveu na última sexta-feira, 16, o 1º CONTurEs – Congresso de Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável do Turismo de Olímpia e Região. O evento foi realizado no Centro de Convenções do Thermas dos Laranjais, em parceria com Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da região de São José do Rio Preto (SinHoRes) e Prefeitura Municipal da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e contou com o apoio da Confederação Nacional do Turismo (CNTUR), Associação Brasileira das Entidades e Empresas de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (ABRESI), Delegacia Regional de Turismo de São José do Rio Preto e da empresa Tuti Resort & Folk Entreteniment.

O encontro reuniu autoridades, empresários ligados ao setor turístico, 19 diretorias do SinHoRes de todo o Estado e sociedade civil, interessados em discutir e aprender a construir o turismo de maneira sustentável. Entre as autoridades presentes estiveram o Secretário Estadual de Turismo, Roberto de Lucena; Presidente da CNTur e da FHORESP, Nelson de Abreu Pinto; Delegada Regional de Turismo de São José do Rio Preto, Célia Gomes; Deputado Estadual, Orlando Bolçone (PSB); Secretário Municipal de Turismo, Beto Puttini; Presidente da Câmara Municipal de Vereadores da Estância Turística de Olímpia, Luiz Antonio Moreira Salata; Presidente do SinHoRes de São José do Rio Preto, Paulo Roberto da Silva; Presidente do CODEFAT, Prof.º Virgílio de Carvalho; Diretor de Sustentabilidade da CNTur, José Valverde; e Presidente da AREGALA Brasil, Prof.º Celso dos Santos.

Na abertura do congresso, o Prefeito Municipal Geninho Zuliani e o Presidente da Câmara de Vereadores Luiz Salata foram homenageados, em nome da CNTur e FHORESP, com uma placa em reconhecimento e agradecimento pelo incentivo ao desenvolvimento do turismo no município, tendo citado o fato de Olímpia ser considerada um dos polos turísticos mais importantes do Estado. Em seguida, o Secretário Estadual Roberto de Lucena ministrou uma palestra sobre o turismo no Estado, falando sobre o compromisso do Governador Geraldo Alckmin com o setor, apostando na relevância do Turismo ter uma Secretaria independente não só no âmbito estadual como também municipal, como é o caso de Olímpia, que inaugurou a Secretaria Municipal de Turismo também no dia 16.

O Secretário citou ainda a questão do rankeamento dos municípios indutores de turismo do Estado e a construção de uma legislação geral do Turismo para o Estado, que está em andamento, e tem como premissa fundamental a sustentabilidade. Para Roberto de Lucena, o rankeamento será um campeonato do bem entre os municípios, que se preocuparão e cuidarão melhor da infraestrutura da cidade. “Quem ganha com isso primeiramente é o cidadão porque o turismo só é bom quando é bom para quem mora na cidade. Em segundo lugar, quem ganha com isso é o turista que escolhe a cidade como sua segunda casa e, andando pelo Estado, ele vai encontrar um Estado bem cuidado e administrado”, destacou. 

O Deputado Estado Orlando Bolçone ressaltou que o turismo é a atividade mais sustentável do planeta porque para mantê-la é necessário cultivá-la, buscando uma relação de integração e afeto com o que é produzido para não perder o trabalho realizado. “Precisamos de muito trabalho e tranquilidade no setor, pois esse é o momento do turismo no Estado e no país”, reforçou. Já o Diretor de Sustentabilidade da CNTur, José Valverde, relacionou a sustentabilidade com infraestrutura básica e novas alternativas, enfatizando a importância dos municípios cuidarem dos resíduos sólidos, saneamento básico, eficiência energética para garantir um turismo de qualidade. Citou também o valor da educação ambiental, conscientizando a população, turistas e poder público para o trabalho em conjunto.

Finalizando o ciclo de palestras, o Secretário Municipal de Turismo Beto Puttini, fez uma apresentação sobre a Estância Turística de Olímpia, seus atrativos e números de crescimento nos últimos seis anos, em que o número de leitos cresceu 2100% e a empregabilidade do setor cresceu 130%. “O Congresso foi uma oportunidade crucial para o momento de crescimento que Olímpia vive. Pudemos mostrar para todo o Estado o potencial que a cidade tem e buscar novos investidores que, assim como nós, acreditam na força que o turismo tem”, concluiu o Secretário.

 

Fonte: PlanetaNews

Autor: 3
Data: 20/10/2015