Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia -

Representantes do MTur se reúnem com prefeitos paulistas

O incentivo do Ministério do Turismo ao desenvolvimento regional foi o assunto de reunião nesta quarta-feira (21), em Brasília, entre representantes da Pasta e prefeitos paulistas do Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba (CODIVAP). O grupo envolve um total de 44 cidades, incluindo conhecidos destinos como Aparecida, Campos do Jordão, Ilhabela, Mogi das Cruzes, São Sebastião e Ubatuba.

Na ocasião, técnicos do MTur avaliaram o andamento de trabalhos realizados com recursos do órgão nos municípios e reforçaram orientações sobre como obter aportes financeiros. Verbas repassadas pelo ministério proporcionam obras de infraestrutura e a promoção de eventos geradores de fluxo turístico financiadas tanto por recursos de programação orçamentária própria quanto de emendas parlamentares.

O secretário executivo do MTur, Alberto Alves, destacou o empenho pela estruturação de cidades para a adequada recepção de visitantes. “O ministério apoia várias intervenções no setor, como a implantação de sinalização, a urbanização de pontos turísticos e a construção de reforma de centros de eventos. Com esses investimentos, crescem os serviços associados ao turismo e também a economia regional”, sublinhou.

Alves também ressaltou a importância da presença de municípios no Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta que orienta políticas públicas na área. Presente ao encontro, o deputado federal Roberto de Lucena, ex-secretário de Estado de Turismo de São Paulo, elogiou a disposição do órgão em atender prefeitos. “O turismo é peça fundamental de desenvolvimento, e o ministério nos orienta sobre como crescer no setor”, frisou.

Desde a sua criação, o MTur já destinou mais de R$ 9 bilhões para obras de infraestrutura. Ana Maria Gouvêa, presidente do CODIVAP e também prefeita da cidade de Piquete, agradeceu pela oportunidade de apresentar necessidades no segmento. “Essa atenção é muito importante para um trabalho integrado com o ministério. O Vale do Paraíba é uma região histórica e tem muito a se desenvolver nesta área”, apontou.

PRAZO - Esta quinta-feira (22) é o último dia para que órgãos e entidades da Administração Pública Federal, Estadual, Municipal ou Distrital que pleiteiam apoio financeiro do Ministério do Turismo à realização de obras de infraestrutura turística e eventos tradicionais inscrevam seus projetos no Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv). 

Os recursos envolvidos são provenientes da programação orçamentária do MTur. Iniciativas com o mesmo objetivo apoiadas por meio de emendas parlamentares, de caráter impositivo, não estão incluídas nesta etapa de seleção. Os detalhes para a obtenção de apoio constam da portaria MTur nº 39/2017.

FONTE: Ministério do Turismo

Autor: 1
Data: 21/02/2018