Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

Conheça as 10 cidades mais antigas do Brasil
Cananéia, São Vicente, Iguape e Santos estão nessa lista

Grande parte das cidades mais antigas do Brasil foi fundada nos tempos iniciais da colonização e ainda preservam características da época. Conheçam algumas delas.

A cidade de Cananéia possui o posto de cidade mais antiga do Brasil. Ela teria sido fundada em 12 de agosto de 1531, por Martim Afonso de Souza. Localizada a 265 km da cidade de São Paulo, atualmente a cidade possui mais de 12 mil habitantes e ainda preserva casas do período colonial.

Assim, Cananéia apresenta características históricas, além de belas paisagens litorâneas que atraem diversos turistas. Entretanto, alguns historiadores refutam Cananéia como a cidade mais antiga e apontam São Vicente como a dona deste título. Esse fato acontece porque não existem registros oficiais que comprovem a fundação de Cananéia.

São Vicente também foi fundada por Martim Afonso, com registros oficiais de 22 de janeiro de 1532. Neste local, o fundador possuía uma casa, que até hoje tem uma parte preservada, sendo considerada como o marco zero do Brasil. Atualmente, a cidade possui mais de 360 mil habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa do litoral paulista. Além disso, possui muitas praias famosas e encantadoras, como Gonzaguinha, Itararé e a ilha de Porchat.

A cidade de Iguape está localizada no extremo sul do estado de São Paulo e apresenta a maior extensão territorial do estado. Foi fundada em 3 de dezembro de 1538 pelo espanhol Ruy Garcia Moschera. Por ser uma cidade litorânea, suas praias atraem muitos turistas, mas as características históricas e arqueológicas também disputam a atenção dos visitantes.
Por isso, Iguape é um dos destinos turísticos mais escolhidos da região, visto que a cidade tem belas praias e construções coloniais preservadas da época de sua fundação, como casas e igrejas. Além do mais, o município detém um sítio arqueológico chamado “Benedito Fortes”, próximo à Ilha Comprida, onde encontram-se vestígios dos grupos que residiam na região.
Esses nativos eram povos primitivos que viviam ali antes da chegada dos índios com a cultura do arco e flecha, chamados de “Homens do Sambaqui”. Somado a isso, Iguape possui o maior conjunto de construções preservadas construídas na era colonial do estado de São Paulo.

Santos é uma cidade portuária, localizada no estado de São Paulo. Foi fundada no dia 26 de janeiro de 1546, ocupada por portugueses e espanhóis. A cidade abriga o maior porto da América Latina e ocupa a quinta posição entre as cidades mais importantes para a economia brasileira.
A cidade possui os Jardins da Orla de Santos, que é classificado como o maior jardim frontal de praia em extensão do mundo. Ele foi inaugurado em 1945 pelo então Presidente da República Getúlio Vargas. Somado a isso, Santos apresenta espaços culturais e históricos, como por exemplo, o Museu do Café Brasileiro, o Panteão dos Andradas, Catedral de Santos, Teatro Coliseu Santista, entre outros.

Veja mais
Autor: Meio Norte
Data: 21/03/2022