Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

40 anos da Festa das Flores e Morangos de Atibaia
40ª edição da festa acontece entre 2 e 25 de setembro, no Parque Edmundo Zanoni

40ª Festa das Flores e Morangos de Atibaia realizada pela Associação Hortolândia de Atibaia, com apoio da Prefeitura, acontece entre 2 e 25 de setembro, no Parque Edmundo Zanoni.
O ritmo de trabalho tem sido intenso no Parque Edmundo Zanoni nos últimos dias. A pouco mais de uma semana da abertura, associações, produtores, floristas, artistas, paisagistas, expositores, trabalhadores e demais colaboradores movimentam-se freneticamente pelos mais de 50 mil m² de área do parque municipal, cuidando de cada detalhe para tornar memorável a Festa de Flores e Morangos de Atibaia deste ano. A 40ª edição da festa mais famosa da cidade acontece entre os dias 2 e 25 de setembro, às sextas-feiras, sábados e domingos, com edições extras no feriado de 7 de setembro (quarta-feira) e no dia 8 (quinta).
Sálvias, impatiens, begônias, amores-perfeitos, angelônias, lavandas, celósias e sunpatiens, são dezenas de espécies e mais de 38 mil mudas plantadas no parque especialmente para a festa. Não é para menos: depois de ser cancelada em 2020 e 2021 devido à pandemia de Covid-19, a tradicional festa da colônia japonesa retorna celebrando 40 anos de muita cultura, boa gastronomia e delicados arranjos de flores que são verdadeiras obras de arte. Este ano também entra para a história da cidade como aquele em que Atibaia tornou-se, oficialmente, a Capital Nacional do Morango, outro bom motivo para comemorar que promete tornar inesquecível esta 40ª edição.
Realizada pela Associação Hortolândia de Atibaia, com apoio da Prefeitura, a festa é uma homenagem aos produtores rurais de Atibaia e região, responsáveis por cerca de 25% da produção nacional de flores e uma safra de morango que ultrapassou os 3 milhões de pés em 2021. Só para se ter uma ideia da dimensão da produção, cada morangueiro chega a produzir de 500 a 800 gramas de morango.
Atrações para toda família
Com diversas variedades nas barracas de morango e mais de 6 mil itens entre flores, plantas, vasos, insumos e outros produtos para jardinagem na feira da Pró Flor – Associação dos Produtores de Flores e Plantas Ornamentais de Atibaia, a festa não só possibilita aos visitantes comprar mercadorias de qualidade diretamente do produtor, mas também oferece uma infinidade de atrações, com destaque para o suco de morango da Associação Sul Brasil e a barraca de moti, tradicional bolinho de massa doce de arroz que simboliza desejos de sorte e prosperidade nas festividades de Shogatsu (o Ano-Novo japonês).
Além de toda a estrutura preparada para receber as mais de cem mil pessoas que o evento costuma receber todos os anos – áreas de descanso, espaço de amamentação, central de atendimento a guias de turismo e motoristas de ônibus –, os visitantes ainda podem desfrutar as atrações do próprio parque, como a paisagem de cartão-postal às margens do lago, passeios de pedalinho e playground para as crianças.
O endereço do Parque Edmundo Zanoni é Av. Horácio Netto, 1030 – Loanda e mais informações podem ser obtidas no site da festa: https://floresemorangos.com.br/

Veja mais
Autor: Prefeitura Atibaia
Data: 22/08/2022