Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia -

Mais de 28 mil empreendimentos e guias de turismo possuem o Selo Turismo Responsável

A iniciativa busca tornar ambientes mais seguros para turistas e trabalhadores do setor por meio da adoção de uma série de ações previstas em protocolos

 

O Ministério do Turismo ultrapassou a marca de 28 mil “Selos Turismo Responsável, Limpo e Seguro” emitidos para prestadores de serviços e guias de turismo em todo o país. Ao todo, já são 28.015 selos. Trata-se de uma sinalização visual que identifica estabelecimentos e guias de turismo que assumiram, declaradamente, o compromisso em adotar protocolos de biossegurança para proteger turistas e trabalhadores que atuam no setor contra a Covid-19.

 

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, recorda que o Brasil foi uma das primeiras nações do mundo a lançar protocolos de biossegurança para o setor de turismo. “A iniciativa do Governo Brasileiro evidencia o nosso compromisso em apoiar o setor de turismo em todo o país a se adequar à nova realidade do segmento - que exige medidas de segurança e proteção contra a Covid-19 - e possibilitar que a retomada de atividades ocorra de forma gradual e segura.”

 

O selo está disponível para 15 atividades turísticas, como meios de hospedagem, parques temáticos, restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, feiras, exposições, guias de turismo, entre outros. Cada segmento possui um protocolo sanitário específico, elaborado em parceria com empresas e instituições ligadas ao setor (trade), a partir de diretrizes internacionais. Também há um protocolo destinado exclusivamente aos turistas, com atitudes de cada um que protegem a todos. Todos os documentos foram validados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Os segmentos com maior número de adesão ao selo são: agências de turismo (8.390), meios de hospedagem (6.135), guias de turismo (4.034), transportadoras turísticas (3.485) e restaurantes, cafeterias, bares e similares (2.073). Já os estados que registraram a maior adesão à iniciativa são: São Paulo (5.532), Rio de Janeiro (3.815), Minas Gerais (2.294), Rio Grande do Sul (2.215) e Bahia (1.715).

 

Adesão

O interessado em solicitar o selo precisa, primeiro, estar com a situação regular no Cadastur, que é o cadastro nacional de prestadores de serviços turísticos. O cadastro é rápido, gratuito e pode ser feito on-line. Na sequência, é preciso acessar o site do Selo Turismo Responsável, ler as orientações e declarar atender aos pré-requisitos determinados. Após esses passos, o interessado é encaminhado para uma área do site onde pode fazer o download do selo para impressão.

 

O selo deverá ser colado em local de fácil acesso ao cliente. O estabelecimento pode disponibilizar um QR Code juntamente com o selo pelo qual o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional.

 

Caso o turista verifique a ausência da adoção aos protocolos de biossegurança, pode entrar em contato com o Disque Saúde pelo telefone 136 ou acionar os órgãos municipais de fiscalização sanitária.

 

Acesse o Cadastur

 

Acesse o site do Selo Turismo Responsável 

 

FONTE: GOV.BR

 

Autor: 1
Data: 24/05/2021