Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia -

Bragança Paulista: 4ª Reunião Ordinária de Prefeitos da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo aconteceu em Bragança

No último sábado, 26, a Estância de Bragança Paulista foi a anfitriã da 4ª Reunião Ordinária de Prefeitos da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (APRECESP), que reuniu dezenas de prefeitos das 70 Estâncias Paulistas. 

O evento foi organizado com o apoio da Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e reuniu prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais relacionados ao Turismo e autoridades. 

O Prefeito Jesus Chedid, vice Amauri Sodré, o Deputado Estadual Edmir Chedid e o Deputado Federal Herculano Passos fizeram parte da mesa ao lado do presidente da APRECESP e prefeito de Holambra, Fernando Fiori de Godoy, e do vice-presidente e prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio. Representando a Secretaria de Estado de Turismo, o Chefe de Gabinete, Ailton de Oliveira. O evento contou ainda com a presença do Secretário de Turismo do Estado, Laércio Benko, que mesmo de férias fez questão de acompanhar os trabalhos da entidade, e do Diretor do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos – DADETUR, Antonio Vaz Serralha.

Em seu pronunciamento, como Prefeito anfitrião, Jesus Chedid reforçou o papel da APRECESP e de seus associados que trabalham pelo desenvolvimento turístico das cidades estâncias e a importância desse trabalho para a distribuição dos recursos destinados ao fomento do turismo das cidades.

Dentre os trabalhos realizados durante a reunião, foi informado aos presentes as ações da APRECESP como a finalização dos cursos e workshops de capacitação em turismo que foi realizado em parceria com o SENAC, o Observatório do Turismo 2017, a parceria com a SUTACO e IPTI, as reuniões junto ao Ministério do Turismo, e eventos correlatos.

A reunião seguiu com informações do DADETUR, que esclareceu sobre as análises dos projetos enviados ao departamento, a demora nas assinaturas dos aditivos e o grande volume de processos no setor.

A Secretaria de Estado ressaltou que até o momento já são 20 municípios classificados como MITs (Municípios de Interesse Turístico) e outros 40 processos já foram enviados para aprovação na Assembleia Legislativa.

Na ocasião, foi destacado que o Projeto de Lei do Deputado Edmir Chedid para que o ranqueamento das cidades estâncias fosse prorrogado por mais 3 anos, viabilizando a adequação dos municípios à nova legislação, teve parecer favorável da Secretaria de Turismo.

A Administração Municipal conseguiu ainda o aditamento do convênio de “Urbanização de Praças e Parques”, que foi assinado no evento, visando a adequação do objeto e prorrogação de prazo.

Aproveitando a oportunidade, o Prefeito oficiou a Secretaria de Estado solicitando apoio do órgão para a realização do Natal 2017 e do Carnaval 2018, contando com a contribuição da pasta para a realização de eventos que contribuirão com o desenvolvimento turístico da cidade.

Durante o evento, também houveram palestras sobre o Parque Tecnológico como Braço Tecnológico Municipal, com Marcelo Nunes da Silva, e sobre Concessões e PPPs em Saneamento Básico, com Fernando Humphreys.

Na avaliação dos participantes, o evento foi muito produtivo, trouxe oportunidade para o debate de questões relevantes, o estreitamento da relação com o Governo Estadual e cobrança das demandas das estâncias paulistas, além da discussão sobre inovações e oportunidades em prol do desenvolvimento turístico.

 

Fonte: PORTAL BRAGANÇA NEWS

Autor: 1
Data: 28/08/2017