Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia -

Parque criado em ilha intocada será inaugurado em Salto neste sábado

O Governo de São Paulo e a Prefeitura da Estância Turística de Salto inauguram no próximo sábado (31), às 12h30, o Parque Natural Ilha da Usina, um atrativo feito em ilha intocada há quase um século, às margens do Rio Tietê. O poder público também entrega na ocasião as obras de revitalização do Caminho das Esculturas, Ponte Pênsil e Memorial do Rio Tietê, que integram o Complexo Turístico da Cachoeira. A cerimônia de entrega vai contar com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

 

O Parque Natural Ilha da Usina é um pedaço de mata intocado desde a abertura do canal da Usina Hidrelétrica de Porto Góes, na década de 1920. Trata-se de um local especial, suspenso por passarelas para que a passagem de visitantes não afete o solo e a vegetação da ilha. A madeira utilizada no parque é de reflorestamento, evitando qualquer tipo de dano ambiental.

 

O lugar é uma ampla sala de aula ao ar livre, que permite a realização de atividades de educação ambiental, arte, cultura e turismo ecológico. O novo parque municipal contará, no trajeto feito na passarela, no mirante e no auditório, com placas ilustradas com informações sobre a flora e a fauna existentes no local. Um vídeo sobre o Parque Natural também será apresentado aos visitantes dentro do auditório.

 

O atrativo foi criado com recursos do Governo de São Paulo, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dadetur). O Parque Natural se soma ao Complexo Turístico da Cachoeira e a outros três parques do município de Salto, sendo todos às margens do Rio Tietê.

 

Além da inauguração do novo atrativo, serão entregues as obras de revitalização de outros importantes pontos turísticos de Salto. É o caso da Ponte Pênsil e do Caminho das Esculturas, que estavam fechados à visitação pública desde 2014. Houve melhorias ainda no Memorial do Rio Tietê. Os recursos utilizados para essas intervenções foram obtidos também por meio do Dadetur.

 

FONTE: ITU EM DESTAQUE

Autor: 1
Data: 29/03/2018