Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia -

JORNAL DO INTERIOR: APRECESP investe na capacitação dos Conselhos Municipais de Turismo

Pesquisas e vídeo-aulas estão sendo realizadas com gestores nas estâncias paulistas

 

O Blog Politica de Turismo e a Cooperativa Paranaense de Turismo (COOPTUR) estão promovendo pesquisas e vídeo-aulas para capacitar os gestores públicos de turismo e os membros dos Conselhos Municipais de Turismo (COMTUR) da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (APRECESP). 

 

Com experiência de 17 anos atuando na organização de COMTURs, FUMTUR (Fundo Municipal de Turismo) e Convention & Visitors Bureau, a capacitação está sendo realizada pelo Prof. Eduardo Mielke, do Blog Política do Turismo, com o apoio técnico da COOPTUR, que elaborou três vídeo-aulas, com os seguintes temas: 

1. Turismo no Município: O que funciona a gente já sabe. Cooperar para competir;

2. Gestão do Dia a Dia Assertivo do COMTUR – O sucesso está na confiança;

3. Gestão de COMTUR - Regimento Interno e Leis do COMTUR e FUMTUR.

 

Concomitantemente à realização das vídeo-aulas, está sendo realizada a “Pesquisa: Percepções,  Realidades e Desafios” junto aos gestores públicos de turismo e integrantes dos COMTURs, com o apoio da Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo (AMITESP) e do SENAC -SP.

 

Os resultados das aulas e da pesquisa serão compartilhados em evento a ser realizada no 2º semestre, juntamente, com o anúncio de um curso de capacitação gratuito, que será oferecido pela APRECESP às prefeituras associadas. O curso, que será ministrado pelo Prof. Eduardo Mielke e com apoio técnico da COOPTUR, terá duração de sete semanas, com carga horária de 32 horas. Cada estância, que esteja em dia com as obrigações da entidade, terá direito a três vagas, sendo 01 funcionário efetivo e 01 comissionado, além de 01 integrante do COMTUR. O curso também é aberto a demais prefeituras, mediante pagamento da inscrição. 

  

A iniciativa da APRECESP, que teve início ainda em 2020, tem como objetivo demonstrar na prática que as Prefeituras e os Conselhos devem trabalhar juntos pelo desenvolvimento do turismo, de acordo com a Lei Estadual nº 1.261”, esclarece Marquinho Oliveira, presidente da APRECESP. “A legislação estabelece que os Conselhos Municipais de Turismo tem o papel de discutir, promover e formular propostas de ação para o desenvolvimento do turismo, que são posteriormente repassadas para o prefeito que estudará o melhor modo de viabilizar a sua implantação. Os COMTURs são formados por 1/3 dos seus membros do setor público e 2/3 ou mais de representantes da iniciativa privada”.  

 

FONTE: JORNAL DO INTERIOR

 

 

Autor: 1
Data: 29/06/2021