Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Aprecesp

Ensino e formação em turismo são tema de workshop em SP

Sob o título “Profissional de Turismo 4.0”, encontro do programa Politurismo reuniu o poder público, setor privado e universidade

 

O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, abriu o workshop “Profissional de Turismo 4.0”, nesta terça-feira (28), com a participação de representantes do trade, ensino técnico e superior, além de entidades do setor. A plenária principal foi sobre os “Desafios para a Atuação Profissional do Turismo”, dando continuidade ao programa Politurismo da Setur-SP.

 

Lummertz lembrou das iniciativas da Secretaria no setor da formação educacional e profissional, com destaque para o Politurismo, conduzido com a consultoria da Fundação Instituto de Administração da USP e desenvolvido sobre os pilares da educação, inteligência, negócios e inovação para a qualificação e formação de novas lideranças e talentos para a cadeia produtiva do turismo no Estado.

 

E todo este ambiente vai ao encontro da valorização do turismólogo, além das disciplinas eletivas de turismo que fazem parte do currículo do 1º e 2º graus do ensino público e que, certamente, terão impacto a longo prazo. Sempre bom lembrar que a qualidade da semente da educação reflete a qualidade da construção de uma sociedade”, ressaltou.

 

O workshop contou com a presença da empresária Chieko Aoki, presidente e fundadora da rede Blue Tree Hotels e da professora Mariana Aldrigui, da Universidade de São Paulo. Chieko valorizou o treinamento para todos seus funcionários, com ética profissional, entusiasmo e harmonia, baseado em três valores: bem receber, bem servir e bem cuidar. “Gosto de sempre dizer que o Brasil tem sua própria qualidade de hospitalidade e a tecnologia vai mostrar tudo isso para o mundo”.

 

Por sua vez, Mariana afirmou que para o avanço do profissionalismo, os turismólogos têm que dominar outros idiomas, em especial o inglês e espanhol, o excel e ter mais leituras sobre o que está acontecendo no mundo. “Além da graduação, dos ensinamentos técnicos, temos que pensar no que o profissional precisa aprender mais agora”, disse a professora.

 

Rafael Felismino, consultor da Setur-SP/InvestSP, reforçou a importância do Politurismo: “é um fórum vivo para discussão sobre inovação, educação e pesquisa envolvendo participantes do trade, da iniciativa pública e da privada. Hoje estamos aqui em um espaço contínuo na busca por melhores práticas para os profissionais do Turismo”.

 

Como resultado do encontro foi  apresentado um documento que, entre outros destaques, propôs ingresso de turismólogos em todos os municípios paulistas; mais diálogos entre trade, instituições de ensino, além do poder público e o privado; reestruturação de ensino técnico e superior para os alunos serem profissionais de sucesso; cenário digital para os profissionais do setor e projetos pedagógicos de cursos para reunir academia e trade apoiados pelos Conselhos Municipais de Turismo, Conventions Bureaux e Setur-SP na formação de lideranças.

 

FONTE: SETUR-SP

 

Autor: 1
Data: 29/09/2021