A Praia dos Pescadores em Itanhaém, Litoral Sul de São Paulo, já foi conhecida como Prainha também, e é sem dúvidas uma das mais famosas da cidade. Sua fama começou lá nos anos 70, quando suas areias foram escolhidas como cenário da primeira versão da novela 'Mulheres de Areia'.
Praia de novela
Para início de conversa, vamos explicar melhor essa história da Praia dos Pescadores ter servido de locação para uma novela, pois é o que a torna tão especial.
Os noveleiros de plantão sempre costumam apontar as duas versões da novela 'Mulheres de Areia' como marcos na teledramaturgia nacional. O folhetim contava a história das gêmeas idênticas Ruth e Raquel e também ficou marcada pelas esculturas em areia que eram feitas pelo personagem Tonho da Lua.
A primeira versão da novela escrita por Ivani Ribeiro foi ao ar pela extinta TV Tupi, entre 1973 e 1974. E Itanhaém foi a praia escolhida como cenário, mais precisamente a Praia dos Pescadores.
As esculturas de areia que dão nome ao folhetim eram feitas pelo ator Serafim Gonzalez, que também participou da trama. Com o fim das gravações, o ator decidiu fazer uma dessas esculturas em concreto e ofereceu à cidade como forma de homenagem e agradecimento pela acolhida da população.
Passados quase 50 anos, a estátua permanece na Praia dos Pescadores, em cima de uma pedra, bem em frente à Ilha das Cabras. É quase que uma obrigação para quem visita a praia tirar uma foto ou selfie com ela.
Curiosidade: na versão dos anos 90 da Rede Globo, o papel das gêmeas Ruth e Raquel coube à Glória Pires. Já na versão gravada em Itanhaém, quem deu vida às famosas irmãs foi a atriz Eva Wilma.
Como é a Praia dos Pescadores e o que tem de bom por lá?
Com 600 metros de extensão, a Praia dos Pescadores fica localizada entre o Morro do Sapucaitava e a Ilha das Cabras. Aliás, quando a maré permite, é possível acessar a ilha sem maiores dificuldades.
Por ter boas ondas, é muito procurada por surfistas, que dividem o espaço com os inúmeros barquinhos de pesca artesanal que buscam os peixes que vão ser vendidos nos boxes da Praça do Pescado, localizada também na Praia dos Pescadores. Os próprios barcos favorecem para que o visual do lugar seja bastante característico da cultura caiçara.
A Praia dos Pescadores também é um ótimo local para quem curte dar boas caminhadas na areia com um belo cenário como moldura e também para o banho de mar, já que sua balneabilidade é considerada muito boa.
Uma pequena elevação existente por lá, chamada de Púlpito de Anchieta, e hoje ocupada por casas, além de guardar uma interessante história. Reza a lenda que o padre José de Anchieta subia nessa elevação para acalmar os ânimos e catequizar os índios tupiniquins que habitavam a região naqueles primeiros anos após o início da colonização do Brasil.
Como chegar na Praia dos Pescadores?
A Praia dos Pescadores fica em uma região de Itanhaém que conta com outras duas praias bem famosas e procuradas: a Praia dos Sonhos e a Praia da Saudade. Essa região fica relativamente próxima ao centro da cidade, logo após o trecho em que o Rio Itanhaém encontra o mar. A avenida da orla da Praia dos Pescadores chama-se Padre Anchieta.
Uma opção para o turista se deslocar entre as praias, pontos turísticos, pousadas e comércio de Itanhaém é o transporte público municipal. No site da Prefeitura dá para conferir o itinerário das linhas de ônibus.