O início do Circuito das Montanhas é na Praça Adhemar de Barros, no centro, a rota é toda demarcada, mas existem guias no Ponto de Informações Turísticas (PIT) que podem ajudar.
Após pouco mais de 1km, é possível visualizar a represa do Cavalinho Branco, onde tem início a parte rural do passeio. Em seguida, o visitante chega ao Recanto do Nefelibatas e consegue subir até a fazenda do Morro Pelado. Apesar de se tratar de um empreendimento turístico particular, ela dá acesso ao cume do Morro Pelado.
Com 1.480 metros de altitude, o Morro Pelado oferece uma vista panorâmica de todo o Circuito das Montanhas, além da possibilidade de avistar o sul do estado de Minas Gerais, o Pico do Jaraguá, em São Paulo, e a Pedra do Baú, através de binóculos. No final da tarde, o cume proporciona uma bela vista do pôr do Sol, uma vez que é o ponto mais alto da região.
O percurso continua com a descida pelo bairro dos Coutos, com passagem pelo bairro do Brejal, chegando até o Vacance Hotel. É seguir por mais 1km, até voltar à Praça Adhemar de Barros.