Itu ainda guarda locais incríveis para visitar. Um deles é a Fábrica São Luiz. Inaugurada em 1869, foi construída com o capital de um grupo local e ampliada no final do século 19, com o projeto do engenheiro Artur Sterry, da Companhia Ytuana de Estradas de Ferro. Hoje, o espaço abriga lojas e espaços culturais destinados a exposições, teatros, festas e eventos. Fica na Rua Paula Souza, 492, no Centro.
Outro ponto é o Instituto Borges de Artes e Ofícios (IBAO). Construído sob o projeto de Ramos de Azevedo, o prédio foi inaugurado em 1924, sob à herança deixada por Joaquim Bernardes Borges, falecido em Portugal, após ter morado por longos anos em Itu. Está localizado num terreno arborizado, na Praça Conde de Parnaíba, 83, no Centro.
E próximo dali está o Mercado Municipal, o famoso Mercadão. Também projetado por Ramos de Azevedo e inaugurado no início do século 20, o espaço foi totalmente revitalizado pela prefeitura, que pretende transformá-lo num polo gastronômico para toda a população. Fica na Praça da Bandeira, 104, no Centro. É aberto de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h; às sextas-feiras, das 8h às 22h; aos sábados, das 8h às 15h e aos domingos e feriados, das 8h às 12h.
Além dessas opções, vale a pena conhecer outros lugares, como o Museu Republicano, o Museu da Energia, a Cidade da Criança e ainda desfrutar de várias programações para se fazer em Itu com a família e amigos.