Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Atrativo

Capela Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos
Capela Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos está localizada no Quilombo Ivaporunduva, em Eldorado (SP). O local foi construído por escravos, por volta de 1775, e estava tombado desde 1972.
Capela Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

A capela foi reaberta após ser reformada e passar por restauração no Quilombo Ivaporunduva, em Eldorado, no interior de São Paulo. O local foi construído por escravos, por volta de 1775, e estava tombado desde 1972 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo.

Os escravos ergueram a Capela Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos em taipa de pilão [material à base de argila e cascalho], na região de Ivaporunduva, onde, na época, a riqueza devia-se à extração do ouro. As obras do local foram concluídas apenas no século XIX, momento em que introduziram a capela principal.

História

A região era uma grande fazenda pertencente à Dona Maria Joana, que faleceu sem deixar herdeiros. Por este motivo, as suas terras ficaram sob posse dos seus escravos. O fato da comunidade ser ocupada por negros motivou a vinda de outros escravos fugidos e libertos. Então, em 1690, o Quilombo de Ivaporunduva foi formado.

Atualmente, 98 famílias descendentes diretas de escravos vivem na comunidade, um total de aproximadamente 500 habitantes. Antes fortemente ligada ao ciclo do ouro, hoje a região é rica em produtos hídricos, o que a colocou como um dos alvos do projeto de construção de usinas hidroelétricas.

Em 1994, as comunidades locais se organizaram contra o projeto de barragens, e criaram a Associação do Quilombo de Ivaporunduva para defender o patrimônio material e imaterial da região. Três anos depois, em 1997, a região foi reconhecida e, em 2000, os moradores conquistaram a titularidade do território.

Entre as atividades que auxiliam no desenvolvimento econômico da comunidade está a festa da Nossa Senhora do Rosário, realizada no mês de outubro. As celebrações acontecem no espaço da igreja, com danças africanas, oferendas, comidas e bebidas tradicionais da região.