Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Atrativo

Conjunto de Casarios Históricos
As primeiras construções de Cananéia são aquelas localizadas na Rua Tristão Lobo. Constitui um conjunto significativo arquitetônico de casarios, construídos no final do século XVIII e início do século XIX.
Conjunto de Casarios Históricos

Tombada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, Cananéia apresenta em seu Centro Histórico a Praça Martim Afonso de Souza, a Avenida Beira Mar e várias ruas preservadas, como a D. João III e a Pero Lopes. 

O casario de época foi em sua maioria construído sobre o alinhamento das vias públicas e as paredes laterais, sobre os limites dos terrenos. São edificações baixas, alinhadas, porém todas com beirais, quatro janelas, vários batentes ou ombreiras de pedra, sendo as primeiras construções de Cananéia aquelas localizadas na Rua Tristão Lobo. 

O centro urbano de Cananéia conserva uma área considerada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) como Patrimônio Histórico desde 1969. São diversos casarões restaurados e muitas ruínas, as paredes dessas casas eram construídas com pedras e argamassa composta de areia, cal de ostras retiradas dos sambaquis (antiquíssimos montes de conchas e mariscos com mais de oito mil anos, presentes na região) e óleo extraído de baleia.