Durante o ano todo, o clima da Montanha da Mantiqueira a 1.800 metros de altura faz de Campos do Jordão o destino favorito daqueles que gostam de um "friozinho". Sua arquitetura europeia é um convite para passeios a pé pelas ruas e praças ou de bicicleta pelas arborizadas ciclovias.
Há lugares históricos, como o Palácio Boa Vista, com uma bela coleção de arte brasileira que inclui telas de Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti, Museu da Xilogravura, convidam também a um bom passeio.
O Horto Florestal é o mais antigo do Brasil, com a maior reserva natural de araucárias do estado. Suas trilhas, lagos e áreas para piquenique fazem do horto um passeio inesquecível.
Outro local interessante é o Parque Amantikir onde é possível meditar, caminhar pelos labirintos e observar pássaros.
Para curtir uma vista panorâmica de Campos Jordão, subir o Morro do Elefante pelo teleférico é a melhor opção.
Para um um bom e nostálgico passeio, os bondes pela eixo principal da cidade e o trem para Santo Antonio do Pinhal são imperdíveis.
E para degustar os sabores da "Cozinha da Montanha" como fondues, chocolate quente, pinhão, trutas, frutas vermelhas, chocolates, acompanhados de um bom vinho ou de uma cerveja local.
Principais atrações - Parque Estadual de Campos do Jordão-Horto Florestal, Ducha de Prata, Auditório Claudio Santoro, Museu Felícia Leirner, Palácio do Governo, Morro do Elefante, Teleférico, Estrada de Ferro de Campos do Jordão, Bonde Urbano, Capivari.