Em 1739, nasce em Guaratinguetá aquele que, em 25 de outubro de 1998, torna-se o 1º brasileiro beatificado pelo Vaticano: Frei Antônio de Sant’Anna Galvão, canonizado em 11 de maio de 2007 pelo Papa Bento XVI.
A religiosidade já manifestada na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, com sua água abençoada atraindo peregrinações, ganha o novo impulso da devoção a Frei Galvão. A cidade ainda oferece aos peregrinos a beleza de seus templos religiosos, que reúnem arquitetura, arte, beleza e fé desde o século XVIII.
O turismo também encontra no campo seus mais propícios meios, tanto pela beleza das encostas da Mantiqueira quanto pela vida rural, que se expressa no caminho para o mar. No perímetro urbano, arquitetura e cultura, fundindo o passado e o presente, são os marcos que expressam a tradição, além de festas anuais que reverenciam sua própria história.
Principais atrativos - Capela Nossa Senhora do Carmo, Casa de Frei Galvão, Casa do Puríssimo Coração de Maria e Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Catedral de Santo Antônio, Fazenda Esperança (São Manoel, Pedrinha e Santa Edwiges), Igreja de Frei Galvão, Igreja de Santa Rita, Igreja de Santo Expedito, Igreja Nossa Senhora das Graças, Mosteiro Imaculada Conceição, Seminário Frei Galvão, Estação Ferroviária, Mercado Municipal, Museu Histórico Pedagógico Conselheiro Rodrigues Alves, Museu Frei Galvão e Arquivo Memória de Guaratinguetá, Parque Ambiental Santa Luzia, Solar Rangel de Camargo.