Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

Paineira de 300 anos vira estrela em Serra Negra
Postagens de fotografias fazem internet bombar

Uma paineira classificada como tricentenária se tornou estrela na internet graças as fotografias postadas por admiradores. A cada dia atrai mais a atenção de quem visita Serra Negra e já faz frente aos principais cartões-postais da estância. Recentemente serviu de cenário na gravação de comercial de um modelo de veículo esportivo.  
A árvore ainda não tem idade comprovada cientificamente, o que provoca ainda mais curiosidade e uma corrida entre os especialistas. Mas com certeza trata-se de uma testemunha da história.  
A paineira fica em área particular pertencente à família do Hotel Fazenda Big Valley, no Bairro das Posses, e fazer uma visita não é exclusividade dos hóspedes.  
"Pelo contrário, inclusive, melhoramos o acesso para que as pessoas possam vê-la com tranquilidade e segurança. Só pedimos que não a danifiquem. Colocamos uma placa para não jogarem lixo no entorno e para não cortarem os galhos. A árvore nasceu ali e todos merecem usufruir de sua beleza", diz o gerente de marketing do hotel, Murilo Perondini.  
A aviso ainda deixa claro que não é permitido fazer eventos, como piqueniques. Visitas noturnas também são proibidas. "Faça deste local um ambiente agradável para que todos possam conhecer o que está há séculos preservado. Não tire nada além de fotos, não deixe nada além de pegadas, não leve nada além de saudades", está descrito na placa.  
Segundo Perondini, a paineira começou a ganhar um número maior de visitantes anônimos a partir do momento em que a Estrada Municipal Antônio Perli recebeu reparos. A árvore ficou mais exposta. Ciclistas a "descobriram" e passaram a fotografá-la, assim como já faziam os hospedes do hotel. A curiosidade, então, "explodiu".  "É um lugar incrível e muito bem cuidado. Tem uma vista linda e traz muita paz para quem visita. Vale muito a pena conhecer", define o profissional de marketing Bruno Bueno, que fez questão de conhecê-la dias atrás.  

Quem arrisca a idade?  
Segundo Murilo Perondini, uma bióloga esteve no local e estimou que a paineira já atingiu ou está próxima dos 400 anos pelas suas características. Para se ter uma ideia, a cidade de Serra Negra tem 194. "Trezentos anos a bióloga nos deu certeza. Estamos ansiosos para saber de verdade a idade dela", diz Perondini. Então, o desafio está lançado. 
O biólogo Marcelo Tonini explica que um dos métodos eficientes para se conhecer a idade aproximada da paineira é contar seus anéis de crescimento depois de extrair filetes do tronco ou de galhos mais velhos. Para isso é usado o trado de Pressler, equipamento que lembra um saca-rolhas.
"Retira-se um pedaço da árvore da casca até o centro do tronco, que chamamos também de medula, a uma altura de 1,30m do solo. A partir do material coletado, um especialista conta os anéis de crescimento, que indicam a idade da árvore sem precisar derrubá-la" explica.  
Tonini diz que o processo não é tão simples, mas não traz danos à arvore. "Troncos não circulares, podem ter a medula descentralizada, que torna o trabalho mais difícil. Isso exige a retirada de vários filetes. Mas os furos são fechados com cera de abelha ou fungicida sem representar riscos à espécie", conta.  
O biólogo ainda cita que outra forma para se tentar descobrir a idade de uma árvore é medir a circunferência do tronco com uma fita. "O trabalho é feito aproximadamente a um metro de altura do solo, usando uma fita métrica. Normalmente, a cada 2,5cm de circunferência equivalem a cerca de um ano de idade. Mas o método varia muito, porque depende do clima de cada região", conclui Tonini.

Veja mais
Autor: A CIDADE ON
Data: 01/01/2022