Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Roteiros

7 maravilhas de Praia Grande (SP) que você deveria conhecer
Atrações no destino turístico mais procurado do litoral do estado de São Paulo

Praia Grande (SP) é o destino turístico mais procurado no litoral paulista, o quarto em nível nacional. Mas será que você conhece mesmo a cidade? O nome já diz muita coisa, a praia é grande mesmo! São 22,5 quilômetros de faixa de areia que começa no Canto do Forte, passa pelo Boqueirão e termina no Solemar.
A proximidade com a capital paulista, 72 quilômetros, e o constante desenvolvimento da cidade convidam o turista a vir para Praia Grande. A orla foi totalmente urbanizada e uma ciclovia percorre todas as praias mas, as atrações da cidade vão muito além disso.
Para aqueles que perguntam 'o que fazer em Praia Grande?' Aqui vai uma lista de 7 coisas que você não pode perder na cidade! Vamos lá:

NETUNO
O monumento é um dos marcos do bairro Ocian. Na antiga mitologia greco-romana, Poseidon ou Netuno era o Deus dos Mares. A estátua, que é construída em bronze e impressiona pela grandeza e exatidão de detalhes, foi inaugurada em 1956.
E mesmo que não pareça, a estátua etá completando 75 anos de sua inauguração. O local é perfeito para levar os pequemos e também, quem não quer tirar uma selfie com o Deus dos Mares não é mesmo?

ESTÁTUA DE IEMANJÁ
A Estátua de Iemanjá é um marco histórico de Praia Grande. Localizada na Praia Mirim, tem aproximadamente nove metros de altura. A imagem fica sobre dois espelhos d’água: um junto à areia e outro suspenso, na altura do calçadão da orla.
Em sua base há uma cascata e espelho d’água, dando a sensação de que Iemanjá está sobre o mar. Há espaço protegido para a colocação de velas. O sistema de iluminação, com luminárias submersas na lâmina de água, tem foco direcionado à estátua.
O espaço é ladeado por 16 coqueiros que representam os orixás (deuses) da Umbanda. É o local onde os adeptos podem realizar suas orações e depositar suas oferendas à Rainha do Mar. Em dezembro milhares de fiéis se dirigem à Praia Grande, para a tradicional "Festa de Iemanjá".
No local onde está a estátua, é montada toda infra-estrutura de segurança, atendimento médico e de estacionamento pela prefeitura.

PORTINHO ÉZIO DALL’ACQUA
Anteriormente à construção da Ponte Pênsil, em 1914, a região do Portinho era conhecida como Porto do Campo. Situada ao lado do portal de entrada da cidade, a área de lazer Ézio Dall´Acqua, mais conhecida como Portinho, é um grande complexo totalmente dedicado ao encontro e diversão em família.
Quiosques, churrasqueiras, playground, píer de pesca, aluguel de barcos, quadras poliesportivas, restaurantes, lanchonete, tudo em contato com a natureza, às margens do Mar Pequeno.
Além dos equipamentos esportivos e de lazer, a Secretaria de Educação mantém ainda uma Escola Ambiental no local, com um Museu Ambiental, com espécimes típicas do mangue, que habitam o entorno do Portinho.
Amantes do verde têm ainda a opção de passear pelo herbário, que mantém diversos exemplares típicos da Mata Atlântica, além de uma horta hidropônica mantida pelos próprios alunos. A entrada é gratuita.

PRAÇA DA PAZ
Situada no entroncamento das avenidas Brasil e São Paulo, no bairro Guilhermina, a Praça da Paz é um espaço com sete esculturas assinadas pelo artista plástico Gilmar Pinna e realizadas em aço, carbono e ferro, representando personalidades históricas: Sérgio Vieira de Melo, Jesus Cristo, Maria Mãe de Jesus, Papa João Paulo II, Madre Tereza de Calcutá, Mahatma Gandhi e Nélson Mandela.
Moradores e turistas passeiam ao redor dos jardins e podem entrar nas esculturas, que são ocas. Dentro das estátuas existe uma descrição de cada personagem. Praia Grande tem outras duas esculturas de Gilmar Pinna instaladas na entrada da Cidade: os bustos dos jornalistas Roberto Marinho e Júlio de Mesquita, dispostos na Praça A Tribuna.

FORTALEZA ITAIPU
A construção da Fortaleza de Itaipu, iniciada em 1902, marca o nascimento de Praia Grande. Ela ocupa área privilegiada, de onde é possível visualizar com segurança toda a entrada da Baía de Santos. Mantém sob sua guarda uma das últimas reservas de Mata Atlântica do Estado.
A unidade abriga o 2º Grupo de Artilharia Anti-Aérea – Grupo José Bonifácio e Fernando de Noronha. Hoje, mesmo mantendo intensa atividade militar, impulsionado pelo recebimento de armamentos de última geração, a Fortaleza convive em perfeita integração com a natureza e a comunidade local, abrindo suas dependências para eventos, passeios e atividades educativas e culturais.
Localiza-se na avenida Marechal Mallet, s/nº, no bairro Canto do Forte. Importante lembrar que o local não é aberto e as visitas obrigatoriamente devem ser agendadas com a administração do local através do telefone 3473-2511.

BOUTIQUE DO PEIXE - OCIAN
O prédio é uma réplica de um pesqueiro, e rodeado por espelhos d’água, passa a impressão de um barco ancorado. Dentro estão sete boxes para a venda de pescado, e, no subsolo sete depósitos para armazenar o material de trabalho.
O projeto buscou resgatar a história da pesca artesanal, em especial no bairro Ocian, somando modernidade e oferta de um ambiente propício para manuseio e venda dos produtos. O comércio de frutos do mar é uma das grandes atrações do prédio, que tem um espaço de convivência com bancos e mesas em alvenaria e mirante.
Possui binóculos fixos no local, de onde é possível avistar até o Forte de Itaipu. Localizada no calçadão da Praia Ocian entre as ruas Carlos Gomes e Paula Ney.
A boutique é aberta ao público e todas as medidas sanitárias devem ser seguidas. O formato da construção, de um barco, valoriza o passeio e entrete muito bom as crianças.

BOUTIQUE DO PEIXE - CANTO DO FORTE
Situada na orla da praia do bairro Canto do Forte, a Boutique do Peixe é o principal ponto de comércio de pescado fresco de Praia Grande. Os peixes vendidos no local são pescados pela manhã e levados direto para os 16 boxes.
É totalmente proibido outro tipo de comercialização a não ser a da pescaria artesanal.O prédio possui arquitetura em forma de arraia visto de cima, e a laje que cobre a boutique tem um espelho d’água que cai atrás dos aquários, formando uma cascata.

Veja mais
Autor: COSTA NORTE
Data: 01/02/2022