Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Aprecesp

Itanhaém inicia projeto para estimular o turismo nas escolas
A iniciativa partiu de capacitação da APRECESP e Senac

Com o objetivo de ampliar os conhecimentos dos alunos da Rede Municipal de Ensino quanto aos atrativos turísticos e naturais da cidade, a Prefeitura de Itanhaém, por meio das secretarias de Turismo e Educação, Cultura e Esportes, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e a Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (APRECESP), estão realizando o projeto “Turismo na Escola”. Após reuniões e visitas técnicas, o projeto piloto obteve o primeiro contato direto com os alunos, nesta semana, na Escola Municipal Silvia Regina Schiavon Marasca, com os alunos do 8º ano A.

Na oportunidade, os estudantes responderam um quizz com questões sobre os principais pontos turísticos, história, patrimônios culturais e naturais da cidade. Ao final, foi realizada pela equipe técnica do projeto, uma avaliação diagnóstica sobre o conhecimento dos alunos.

Nos próximos encontros, a Secretaria de Turismo irá realizar uma apresentação de todos os pontos turísticos. Após, os alunos serão divididos em grupos para escolher um ponto ou monumento, e assim, realizar uma pesquisa escrita e visitação para reconhecimento do local.

Este cronograma na escola seguirá por cinco semanas. Após o trabalho interdisciplinar será criado um folder com as disciplinas de português, história, geografia, entre outras, que será apresentado pelos grupos nos pontos turísticos selecionados”, explicou Ludmila Cristian Gazzo, uma das técnicas do projeto que é mestre em educação e turismóloga.

De acordo com o secretário de Turismo, Rodrigo Zanella, o projeto visa transmitir aos alunos a importância do Turismo para o desenvolvimento social da cidade, e o importante papel da nova geração neste segmento. “A nossa intenção é desenvolver competências e habilidades para que os estudantes adquiram conhecimento a respeito dos patrimônios históricos, culturais e ambientais de Itanhaém, e sejam capazes de atuar como monitores de turismo mirins. É uma forma de criar ainda mais vínculo, cuidado e amor pela nossa cidade”, disse.

Ao final do trimestre, os alunos participantes serão certificados como “Monitores de Turismo Mirim”, e poderão transmitir a capacitação aos demais alunos da escola.

Veja mais
Autor: Prefeitura Itanhaém
Data: 01/04/2023