Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

Ciclotrilha do Rio Pardo Limeira na Serra do Mar é reaberta
Turismo de aventura em Caraguatatuba ganha reforço com reabertura da ‘Ciclotrilha Estrada Rio Pardo Limeira’ na Serra do Mar

A cidade de Caraguatatuba tem mais um atrativo para quem quer aproveitar a natureza enquanto pratica turismo de aventura. A Fundação Florestal publicou a Portaria Normativa FF/DE nº 349/2022 que regulamenta provisoriamente a operação de uso público destinada a ciclistas na utilização da ‘Ciclotrilha Estrada Rio Pardo Limeira’, localizada no Parque Estadual Serra do Mar (PESM).
O roteiro, que contempla a travessia dos núcleos Padre Dória, São Sebastião e Caraguatatuba, se une a outros atrativos naturais do município dentro do PESM, incluindo a Trilha das Palmeiras, Rota das Aves, Trilha do Poção, Trilha da Esmeralda e Trilha do Jequitibá, entre rotas autoguiadas e feitas com o acompanhamento de monitoria ambiental.
A ‘Travessia Estrada do Rio Pardo – Caraguá x Padre Dória’, também conhecida como Trilha da Petrobras, oferece aos visitantes, durante o trajeto, contato direto com regiões mais preservadas do Parque Estadual da Serra do Mar e é um convite à imersão no ambiente natural, um verdadeiro banho de Mata Atlântica, com mirantes naturais, cachoeiras, poções, monumentos históricos e observação de fauna e flora. 
Em 2020, uma parte da trilha cedeu devido às chuvas intensas, o que obrigou a Fundação Floresta a fechar o acesso aos visitantes. Desde o começo do ano, a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas – Aliança Bike tem auxiliado a Fundação a entender as demandas para reabertura, manutenção e melhoria do roteiro.
Além de diversas reuniões, no último mês de março um grupo de ciclistas foi convidado a pedalar no circuito para uma visita técnica. “A ideia foi testar o circuito depois desses dois anos fechado, perceber os pontos fortes e os que ainda precisam melhorar”, comentou o diretor executivo da Aliança Bike, Daniel Guth.
Ao todo, caminhantes e grupos de ciclistas tem a oportunidade de percorrer pouco mais de 40 quilômetros de trilha, entre os municípios de Salesópolis e Caraguatatuba, mediante agendamento prévio, que deve ser feito pelo site https://caraguatatuba.ingressosparquespaulistas.com.br/, seguindo todas as regras descritas no portal. A portaria tem vigência de 180 dias e neste período teste nenhuma taxa será cobrada.
Segundo informações da Aliança Bike, durante o período, a Fundação Florestal atuará na implementação de novo projeto de sinalização da rota – tanto no percurso quanto na sinalização de conforto (altimetria, quilometragem faltante etc.), assim como a sinalização indicando os atrativos disponíveis no percurso.

Veja mais
Autor: Prefeitura Caraguatatuba
Data: 01/05/2022