No dia 01 de julho de 2025, a Secretaria de Turismo da Prefeitura de Caraguatatuba recebeu no Costa Verde Tabatinga Hotel, o 2º Encontro presencial da Agenda do Turismo de Bem-Estar e Saúde, iniciativa promovida pelo Senac em parceria com a APRECESP (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo. O evento reuniu gestores públicos e privados, especialistas e representantes de doze cidades paulistas para debater ações integradas entre turismo, saúde e bem-estar.
Participaram representantes de Caraguatatuba, Águas de São Pedro, São Roque, São Sebastião, Amparo, Águas de Santa Bárbara, Serra Negra, Paraibuna, São Paulo, Jundiaí e Jaguariúna, além de presença institucional da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (SETUR/SP), representada por Vanessa Meneses.
Com foco na capacitação e no compartilhamento de boas práticas, o encontro promoveu discussões sobre o desenvolvimento de um plano de ações voltado ao segmento de Turismo de Bem-Estar e Saúde, considerando as vocações locais e a criação de experiências turísticas conectadas ao cuidado com o corpo, a mente e o território.
Valéria Thomaz, docente de turismo do Senac Jundiaí, e Gabriela Massako, docente do eixo bem-estar e saúde do Senac São Paulo, conduziram uma apresentação conjunta sobre o plano de ações para o desenvolvimento de experiências no segmento. “Nosso objetivo é construir, com os municípios, experiências que estejam conectadas com o território, com as vocações locais e com a saúde integral das pessoas — corpo, mente e espírito.”
Como parte da programação, os participantes conheceram Djalma de Oliveira, comerciante da praia da Mococa, que falou sobre as propriedades terapêuticas da areia monazítica e, ao final do evento, os participantes fizeram uma breve visita à praia da Mococa. “A gente sabia que essa areia tinha algo especial. As pessoas vinham aqui buscar alívio para dores, para a saúde do corpo. Teve época em que empresas vinham retirar essa areia para produzir cosméticos — e agora a gente vê a possibilidade de usá-la de forma sustentável, como parte de experiências de bem-estar ligadas ao turismo.”
Outro tema abordado foi o turismo de base comunitária, apresentado por José Luiz Alves, presidente da associação de pescadores e marisqueiros da praia da Cocanha, que compartilhou as iniciativas da comunidade local. “Mais do que mostrar a maricultura, o que fazemos aqui é contar a nossa história, mostrar a nossa forma de vida. O turismo pode ser uma ferramenta de preservação da nossa cultura caiçara”, afirmou.
A secretária de turismo de Caraguatatuba, Bianca Colepicolo, celebrou a realização do evento na cidade. “Caraguá é um destino naturalmente voltado ao bem-estar. Receber este encontro é um reconhecimento e, ao mesmo tempo, um incentivo para avançarmos com projetos que valorizem nosso patrimônio natural, cultural e humano.”
Representando a Aprecesp, estiveram presentes Márcia Azeredo e Fernanda Rocha, gerentes de Relações Institucionais, além do jornalista Gabriel Pitta e da designer Daniela Ciola.
A Agenda do Turismo de Bem-Estar e Saúde segue com novas etapas ao longo de 2025, envolvendo gestores públicos, empreendedores e educadores com o objetivo de consolidar o estado de São Paulo como referência nacional em experiências turísticas voltadas ao cuidado, à qualidade de vida e à sustentabilidade dos territórios.
#TurismoDeBemEstar #TurismoESaúde #SenacSP #Aprecesp #TurismoPaulista #Caraguatatuba #TurismoSustentável #EstânciasPaulistas #Maricultura #TurismoDeBaseComunitária #AreiaMonazítica #CulturaCaiçara #GabrielaMassako #ValériaThomaz #BiancaColepicolo #JoséLuizAlves #DjalmaDeOliveira #SETURSP #VanessaMeneses #AgendaTurismoESaúde
Álbum de fotos AssistaData: 01/07/2025