Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

5 opções para curtir o friozinho e fazer um bate e volta
Analândia, Bragança Paulista, Caconde, Morungaba e Santa Rita do Passa Quatro

Entre as sugestões apresentadas pelo professor de Geografia aplicada ao Turismo e Guia de Turismo, Antonio Laureano Filho, estão os municípios de Analândia, Bragança Paulista, Caconde, Morungaba e Santa Rita do Passa Quatro
"Essas cidades possuem atrativos relacionados ao frio, também têm vasta rede hoteleira, diversificados meios de hospedagem e vários restaurantes, inclusive, aqueles especializados em culinária típica de inverno", disse. 
Segundo o especialista, o Estado de São Paulo possui aproximadamente 70 cidades com o título de Estâncias Turísticas, divididas em Turísticas, Balneárias, Hidrominerais e Climáticas. 
"São cidades que possuem baixa temperatura como principal atrativo turístico e, geralmente, estão em regiões serranas ou com maior altitude média. Essas cidades possuem infraestrutura adequada para receber o turista que gosta de temperaturas mais baixas", concluiu. 

1. ANALÂNDIA - Oferece refúgios naturais e possui vocação para o turismo ecológico. O município possui dois morros que oferecem paisagens de tirar o fôlego: do Cuscuzeiro e do Camelo. Há ainda opção para cavalgadas, caminhadas, escaladas, rapel, cicloturismo, exploração de cavernas e voo livre.  

2. BRAGANÇA PAULISTA - Compõe o circuito turístico entre Serras e Águas e possui como ponto forte a gastronomia, por ser conhecida como Capital Nacional da Linguiça. Na região há uma excelente oferta da iguaria, com eventos anuais, como a Festa da Linguiça. Também oferece aos turistas inúmeras atrações culturais, extensas áreas verdes e de lazer.

3.  CACONDE - Na Serra da Mantiqueira, na divisa de São Paulo com Minas Gerais, Caconde possui potencial turístico extraordinário, devido às duas cachoeiras, vegetações, festivais e cultura. O município oferece boas opções para quem busca refúgios naturais e até mesmo esportes de aventura. Há ainda festivais de música e festas regionais que acontecem mensalmente. Caconde pertence à região turística Vales do Rio Pardo e integra o Circuito do Café com Leite São Paulo-Minas.  

4. MORUNGABA - Com topografia levemente acentuada, Morungaba tem clima tropical de altitude, com temperatura média que varia entre 18 e 26 graus, uma vez que está inserida em um sistema ecológico com muito ar puro. O destino possui tradição de bom clima, belas paisagens e é conhecido pelos doces artesanais. Morungaba é uma das dez cidades que integram o Circuito das Frutas.  

5. SANTA RITA DO PASSA QUATRO - É conhecida não apenas por suas belezas naturais, mas por cultura e tradição. O município possui clima agradável devido à localização recebe turistas em busca de tranquilidade, contato com a natureza e até mesmo aventura. A cidade possui um "filho" famoso, Zequinha de Abreu (José Gomes de Abreu), músico, compositor e instrumentalista. Santa Rita possui cachoeiras, reserva florestal e o Deserto do Alemão, formado por erosões e dunas. Há ainda o Cristo Redentor no Morro do Itatiaia, com mirante e restaurante panorâmico. 

Veja mais
Autor: A CIDADE ON
Data: 02/05/2022