Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia -

Prefeito de Itu é eleito presidente do Conselho da RMS

O prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, foi empossado na manhã desta quarta-feira (3) como presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). O evento foi realizado pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) no Parque Tecnológico de Sorocaba e contou com a participação de representantes dos 27 municípios da RMS, além de políticos e do subsecretário de Assuntos Metropolitanos do Estado de São Paulo, Edmur Mesquita. 

Embora a cerimônia tenha marcado uma eleição oficial e posse do prefeito de Itu, sua escolha já havia sido definida em uma reunião realizada no mês passado, com representantes de diversos municípios. "É uma questão de composição política", explicou Gazzola sobre sua candidatura. O prefeito de Piedade, José Tadeu de Resende, assume como vice-presidente. 

O encontro desta quarta ainda teve como objetivo a programação dos trabalhos do Plano de Desenvolvimento Urbano e Integrado (PDUI) para a RMS. O documento terá como eixos os seguintes temas: desenvolvimento urbano e econômico; mobilidade e logística; meio-ambiente e resíduos sólidos; segurança e saúde. Oficinas serão realizadas sobre o tema com a presença de membros do poder público dos municípios que integram a RMS, da sociedade civil e representantes do Estado. 

Para o novo presidente, as regiões metropolitanas são o fundamento da administração pública moderna. "Hoje você não tem soluções locais. Tem soluções regionais. E essas soluções regionais só são estabelecidas através da união das cidades", disse. Ele afirma que pretende trabalhar para conquistar recursos federais e estaduais para a RMS. Uma de suas prioridades será a efetividade da Agência Metropolitana de Sorocaba. A entidade já existe em decreto desde 2015, mas ainda não foi concretizada. Gazzola acredita que a RMS só irá de fato acontecer quando essa agência estiver operando, captando recursos e realizando parcerias. Para ele, essa constituição da agência depende de vontade política estadual. 

O secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas de Sorocaba, Anselmo Neto, diz que a atual situação econômica do país pode ter atrasado o processo, já que essa efetivação da agência requer a nomeação de profissionais. Ele aponta que enquanto aguarda esse direcionamento, a RMS pode trabalhar por meio do conselho. Já o subsecretário de Assuntos Metropolitanos do Estado de São Paulo, Edmur Mesquita, diz que o governo está cogitando a nomeação do diretor executivo da agência, mas não forneceu prazos para sua efetivação. Sobre os pontos que devem ser explorados pelo Estado na RMS destacou a saúde -- onde acredita que o governo tenha contribuído por meio do novo Hospital Regional; os transportes metropolitanos e a questão ambiental. "Nós vamos definir como uma das prioridades a política de manejo dos resíduos sólidos", disse. 

Sem Crespo 

A prefeita em exercício Jaqueline Coutinho representou o prefeito José Crespo, que está em viagem internacional. Para ela, a concordância de Sorocaba com a presidência ituana demonstra união. "É a questão da boa vontade. Não existe uma cidade que prepondere, existe obviamente um interesse que prepondera. E qual é o interesse? Que a Região Metropolitana como um todo tenha as suas necessidades e o seu desenvolvimento econômico atendido", disse. 

Anselmo Neto afirma que Crespo optou por concordar com a composição, apontando como um dos motivos ele já ocupar a presidência do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e do Médio-Tetê. Porém, afirma que a cidade continuará atuando na RMS destacando a existência da Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas de Sorocaba. Ele ressaltou ainda que dos 27 prefeitos da RMS, apenas três foram reeleitos nas últimas eleições. "Eles trazem novas ideias", disse. 

Oficinas 

A Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) promoverá três oficinas para discutir o Plano de Desenvolvimento Urbano e Integrado (PDUI). De acordo com Felipes Dias, técnico em planejamento da Emplasa, o objetivo é elaborar um diagnóstico que seré a base para a formulação das propostas. Os membros da sociedade civil que participarem de uma das oficinas estarão habilitados a disputar cadeira no Comitê Executivo, que tem como atribuição a aprovação final do PDUI. O primeiro encontro será em Sorocaba na segunda-feira (8), na Faculdade de Tecnologia (Fatec). 

O segundo encontro será Fatec de Tatuí, no dia 9, e o último na Faculdade de Direito de Itu no dia 11. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 3293 5413/5468 ou pelo email secexecutivasorocaba@emplasa.sp.gov.br somente até esta quinta-feira (4). A população pode acompanhar o processo de elaboração do plano pelo site: www.pdui.sp.gov.br/sorocaba/

Fonte: Cruzeiro do Sul

Autor: 1
Data: 03/05/2017