Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Roteiros

As melhores praias de Ilhabela
Praias do Bonete, Castelhanos e Jabaquara

O Litoral Norte de São Paulo é bastante famoso por suas praias e seus encantos naturais, curiosamente, se perguntarmos às pessoas que já passaram por aqueles lados o porque a região é atrativa, obteremos tantas respostas variadas que se torna quase impossível classificar o fascínio como sendo gerado por um único fator.
Muitas das praias que listaremos a seguir e que são consagradas por milhares de turistas e viajantes como as melhores para se visitar estão lá inseridas. Claro que outras são tão conhecidas quanto as que comentaremos, mas a seleção que apresentaremos foi baseada em extensa pesquisa e na participação do usuário/leitor, que comentou com a nossa redação as mais apreciadas e que receberam notas máximas em quesitos como qualidade de atendimento e disponibilidade de atrações.

Praia do Bonete – Ilhabela
Uma das praias da cidade de Ilhabela é localizada na parte sul da ilha. Para conseguir chegar é necessário seguir uma trilha de cerca de 15 quilômetros a partir da Ponta de Sepituba. São cerca de quatro horas de caminhada, com paradas no caminho em cachoeiras como as da Laje e do Aredo. Ao final da caminhada é possível avistar a Baía do Bonnet e as praias de Enchovas e Indaiúba. Também ém possível fazer esse trajeto de barco. Também é acessível por canoas de pólo único e lanchas durante os festivais, fins de semana e verão.
Bonete é a praia mais larga da ilha com mais de 600 metros de extensão. Sua orla é sombreada por árvores, e não há construções na orla, apenas uma cerca e pastagem manchada. A comunidade caiçara, habitada por cerca de 100 famílias, vive basicamente da pesca e do artesanato.
O acesso não é tão fácil, com tradicionais canoas “boneteiras” ou passeios de barco – vários operadores turísticos oferecem roteiros pelo local. Mas a forma preferida de chegar é a trilha de 12 quilômetros pelo Parque Estadual de Ilhabela, que começa na Ponta da Sepituba no extremo sul da ilha e termina no final da estrada asfaltada, uma caminhada de 3 a 6 horas para os aventureiros. até a praia. Devido ao longo percurso, recomenda-se o acompanhamento de um guia ou monitor ambiental.

Praia de Castelhanos – Ilhabela
Considerada uma das mais belas praias do Brasil, é uma das principais rotas turísticas da ilha e a preferida das equipes de off-road. Isso porque o acesso principal é feito por uma estrada de 15 quilômetros que atravessa a ilha de oeste a leste, pela exuberante flora da Mata Atlântica do Parque Estadual de Ilhabela, sendo permitido apenas veículos 4×4, motocicletas ou bicicletas.
A chegada pode ainda ser feita por barco, com alguns operadores turísticos oferecendo cruzeiros flexíveis com paradas ao longo do caminho em outras praias paradisíacas, como a Praia da Fome e o Saco do Eustáquio. Logo na chegada o visitante dá de cara com um retrato magnífico: cerca de 1,5 quilômetro de praia de areia branca, uma das maiores da ilha, e mar aberto com ressaca (totalmente ao contrário do lado oeste da ilha), onde se pode surfar.

Praia do Jabaquara – Ilhabela
Outro destaque paradisíaco da região, é também uma das mais bem preservadas, com uma larga faixa de areia clara e muitas árvores ao seu redor. Sua fama de um local com águas transparentes é bem merecida. Na estrada, antes de chegar à praia, há o que se pode chamar de um mirante improvisado, com uma vista que garante belíssimas fotos.
Chega-se lá de duas maneiras. Na primeira segue-se pela estrada sentido Norte da ilha, até o final dela. O calçamento pode acabar e os carros mais baixos podem sofrer um pouco, mas o paraíso compensa muito. Na segunda é chegar de barco.
Há agências de turismo que oferecem roteiros a bordo de escuna ou barcos de passeio, com parada na Praia da Fome (mais ao Norte) para mergulho de flutuação. A praia é recomendada para quem quer passar um dia simplesmente andando e apreciando a beleza natural do lugar.

 

Veja mais
Autor: Guia Viajar Melhor
Data: 03/06/2022