Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Roteiros

As melhores praias de São Sebastião
Maresias, Camburi, Juquehy, Paúba, Boiçucanga, Toque Toque Grande e Toque Toque Pequeno

O Litoral Norte de São Paulo é bastante famoso por suas praias e seus encantos naturais, curiosamente, se perguntarmos às pessoas que já passaram por aqueles lados o porque a região é atrativa, obteremos tantas respostas variadas que se torna quase impossível classificar o fascínio como sendo gerado por um único fator.
Muitas das praias que listaremos a seguir e que são consagradas por milhares de turistas e viajantes como as melhores para se visitar estão lá inseridas. Claro que outras são tão conhecidas quanto as que comentaremos, mas a seleção que apresentaremos foi baseada em extensa pesquisa e na participação do usuário/leitor, que comentou com a nossa redação as mais apreciadas e que receberam notas máximas em quesitos como qualidade de atendimento e disponibilidade de atrações.

Maresias 
Vamos agora para outra região. Um ponto sagrado para os praticantes do surf, esta praia é conhecida por ser muito badalada, um ponto de encontro de pessoas consideradas “descoladas”, artistas e, claro, surfistas.
É conhecida internacionalmente por ser cercada pela mata atlântica. Tem cerca de 5 quilômetros de extensão, mar agitado e areia branca, um exemplo vivo de contraste da natureza e do mar com a mata atlântica.

Praia de Camburi 
Localizada a 37 quilômetros da cidade de Camburi e 167 quilômetros de São Paulo, esta praia possui um mar bastante agitado, colorido de azul claro esverdeado e cortado pelo rio Camburi, com uma camada predominante de areia fina e branca.
É frequentada por um grande número de turistas e surfistas. É separada da de Camburizinho por um rio que desemboca em uma pequena ilha. Tem uma infraestrutura própria para os turistas, com campings, hotéis, pousadas, mercado e lojas de artesanato. No limite da cidade de Bertioga fica um aldeamento indígena. E ainda, no morro da Vilela há área de decolagem para voo livre em atividade desde 1999.

Praia de Juquehy 
Localizada em plena Mata Atlântica, entre o Parque Estadual da Serra do Mar e o Oceano Atlântico, a 35 quilômetros de Bertioga, 50 quilômetros de Santos, 47 quilômetros do centro de São Sebastião e 150 quilômetros de São Paulo, está posicionada entre a Barra do Una e a Praia Preta.
A região conta com muitos turistas por ser um destino turístico popular dos paulistanos nos fins de semana, feriados e férias. Por ser distante do centro de São Sebastião, Juquehy desenvolveu uma boa infraestrutura turística de comércio e serviços. O ambiente é considerado calmo, com inúmeras casas e condomínios de frente para a praia ou no sopé da serra adjacente.

Praia do Paúba 
Próxima da popular Praia de Maresias, esta mantém o ambiente tranquilo de uma típica vila caiçara. Fora da alta temporada é simples esquecer que se está bem ao lado de uma das praias mais movimentadas do litoral paulista. Ela só fica cheia durante feriados prolongados e datas muito concorridas.
Longe da rodovia, a praia tem uma beleza natural bem preservada, cercada por montanhas e vegetação. À beira-mar, diversas casas, pequenos hotéis e restaurantes recebem turistas que buscam tranquilidade. O mar de Paúba é calmo, mas tem um caráter cavernoso que exige um pouco de atenção com os pequenos, além de apresentar uma faixa de areia branca e fofa.

Praia de Boiçucanga 
Uma das mais movimentadas de São Sebastião, possui uma extensa rede de lojas e hotéis, além de diversos restaurantes e quiosques à beira mar. É de longe a praia ideal para quem ama agitação, esportes e infraestrutura completa, com longos trechos de areia que ajudam a separar muitos turistas.
Também é conhecida por ter um dos mais belos pores do sol da região. A praia em forma de ferradura permite assistir ao pôr do sol sobre o mar. O show está garantido para acontecer em dias com bom tempo. Há ainda vários barcos para visitar as ilhas e praias de São Sebastião. Dá para aproveitar e conhecer pontos interessantes como Ilha dos Gatos, das Couves, Arquipélago de Alcatrazes e Praia Brava de Boiçucanga.

Praias do Toque Toque Grande e Toque Toque Pequeno 
Os nomes enganam. Toque Toque Pequeno (TTP) é na verdade um pouco maior que sua vizinha, a do Toque Toque Grande (TTG). Porém ambas são similares em vários pontos e ambas possuem grande beleza natural. TTP abriga uma vila de pescadores que comercializa há anos seu peixe para locais e turistas.
TTP é cercada por condomínios de casas de veraneio, sem muitos locais de agito, tornando-a bem tranquila. TTG não é muito diferente, distante apenas três horas de São Paulo. Ainda é uma vila de pescadores, mas com poucos habitantes locais e muito poucas casas rústicas com ruas de terra, o que a torna um ponto turístico bastante indicado para quem quer sair do agito da cidade grande.

Veja mais
Autor: Guia Viajar Melhor
Data: 04/06/2022