Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

Conheça a capital brasileira do lobisomem no interior de SP
Figura folclórica e cachoeiras são responsáveis por movimentar turismo na cidade.

Joanópolis, cidade próxima de Minas Gerais, tem esse apelido há mais de um século. A lenda surgiu depois de um boato de que um dos habitantes mais importantes da cidade sumia em noites de lua cheia.

O conto europeu de que o sétimo filho vira uma mistura de humano com lobo vem da mitologia grega. Ele se difundiu por toda a Europa durante o Império Romano e chegou ao Brasil com a colonização portuguesa.

A capital do lobisomem
Localizada a cerca de 120 km da capital paulista, Joanópolis é conhecida por sua beleza natural única. Abriga, inclusive, a Cachoeira dos Pretos, segunda maior do Estado de São Paulo, com 154 metros de altura.

Mesmo cercada por tanta beleza natural no pé da Serra da Mantiqueira, a cidade é lembrada como a capital do lobisomem. Em uma de suas entradas – em frente à Praça do Portal Turístico – existe uma estátua enorme do ser mitológico.

Quanto mais se caminha pelas ruas do município, mais referências à criatura aparecem. Existem inúmeras estátuas espalhadas, além de bonecos à venda confeccionados por artesãos locais.

Marina Neves é apaixonada por lobisomens desde criança. Mudou-se para a cidade em 2016 e, três anos depois, fundou a Barbearia Lobisomem. Além disso, ela promove aulas de dança no Espaço Cultural da Capital do Lobisomem. Ao adentrar o local, é possível ver a figura do lobisomem dançando com uma sereia. “Não tem como dizer que [lobisomem] não existe”, disse ela ao jornal Estado de S. Paulo.

O primeiro lobisomem brasileiro
A lenda da licantropia vem da fundação de Joanópolis em 1878. Um de seus fundadores, Anselmo Caparica, costumava vagar pelas ruas da cidade à noite, mas um momento marcou o maçom.

Valter Cassalho, folclorista e fundador da Associação de Criadores de Lobisomens, conta que, numa noite de tempestade, Caparica foi socorrer um cachorrinho e se enrolou em um pano felpudo para sair na chuva:

“Quando se abaixou para pegar o animalzinho, deu um relâmpago, e as pessoas que passavam na rua viram aquela coisa enorme sobre o cãozinho e saíram gritando: 'Seu Anselmo é lobisomem’”, contou ao UOL.

O burburinho só ganhou força regional em 1983, quando Maria do Rosário de Souza Tavares de Lima investigou a origem de tantos contos de sua cidade natal e registrou no livro Lobisomem: Assombração e Realidade.

O reconhecimento nacional veio em 1998, quando um comercial do McDonald’s trouxe lendas brasileiras para a TV – alguns moradores de Joanópolis participaram.

Apesar dos relatos de moradores, a figura peluda com tamanho de um homem alto nunca foi fotografada. Enquanto isso, turistas de todo o país visitam a cidade para conhecer a origem da lenda e aproveitar a imensa beleza natural do município.

LEIA+
Autor: Gazeta SP
Data: 04/06/2025