Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Roteiros

As melhores praias de Ubatuba
Praias do Português, Sete Fontes, Lázaro, Lagoinha, Itamambuca, Puruba, Félix e Cedro

O Litoral Norte de São Paulo é bastante famoso por suas praias e seus encantos naturais, curiosamente, se perguntarmos às pessoas que já passaram por aqueles lados o porque a região é atrativa, obteremos tantas respostas variadas que se torna quase impossível classificar o fascínio como sendo gerado por um único fator.
Muitas das praias que listaremos a seguir e que são consagradas por milhares de turistas e viajantes como as melhores para se visitar estão lá inseridas. Claro que outras são tão conhecidas quanto as que comentaremos, mas a seleção que apresentaremos foi baseada em extensa pesquisa e na participação do usuário/leitor, que comentou com a nossa redação as mais apreciadas e que receberam notas máximas em quesitos como qualidade de atendimento e disponibilidade de atrações.

Praia do Português - Ubatuba
Também conhecida como Praia do Félix, é muitas vezes esquecida e até mesmo ignorada pelos turistas. Isso porque este pequeno cinturão de areia está oculto num caminho de pedra à direita da dita Praia do Félix, difícil de ser identificado para quem não o conhece. Para os mais atentos, basta perceber o vai e vem de locais no final do cinturão de areia.
A praia em si não chega a ter 50 metros de faixa de areia, mas mesmo assim forma um pequeno pedaço de paraíso. É cercada por coqueiros, rodeada de areia clara e fina e com um lindo trecho de mar verde que forma a paria em si. E lembre de reservar um pouco mais de disposição para poder chegar a um terceiro trecho interessante, a Praia das Conchas, localizada no canto esquerdo da Praia do Félix com acesso por trilha de vinte minutos em meio à mata.

Praia das Sete Fontes - Ubatuba
Lindo ponto indicado para banho e aproveitado por todos os públicos. Trata-se de uma praia do tipo raso que possui águas bem transparentes e mar calmo o ano todo. O acesso é feito somente por embarcações ou por trilha, mesmo assim há quem chegue por lá por outros meios de transporte (de maneira indireta) e nunca se arrependem de ter ido.
A trilha que leva à praia em questão inicia-se na Praia do Flamengo, no Saco da Ribeira, para dali seguir até a Praia da Ribeira e, depois, até a do Flamengo. Possui águas transparentes e o local é pontuado por muitos quiosques, que praticam valores de acordo com a complexidade do acesso. A praia é deserta na baixa temporada e pouco frequentada no verão por conta das dificuldades do acesso.

Praia do Lázaro - Ubatuba
Um dos pontos mais indicados para aqueles que querem tomar banho, remar de SUP ou caiaque. Possui um trecho que oferece uma boa variedade de quiosques (no lado esquerdo). É bastante frequentada por famílias e possui acesso fácil e próximo de praias bem estruturadas, com uma grande variedade de casas para locação e hospedagens.
Seu trecho de mar é calmo, sem ondas, correnteza e buracos, o que a torna uma das melhores opções para banho, famílias e crianças, além de oferecer um bom trecho para caminhar e aproveitar o tempo e os arredores. Há duas outras praias em seus extremos, a Praia Domingas Dias e a da Sununga. A primeira é calma e recebe famílias. A segunda tem público mais jovem e é onde fica a famosa Gruta que Chora.

Praia da Lagoinha - Ubatuba
Localizada no extremo sul de Ubatuba, é facilmente acessada a partir da Rio-Santos e é frequentada principalmente por famílias. Indicada principalmente para banho, surf e SUP Surf. A partir dela começa e termina a Trilha das Sete Praias. Tem grande oferta de casas para locação na temporada, assim como pousadas e outros locais de hospedagem.
Com aproximadamente 2,7 quilômetros de extensão, é uma das mais extensas da região e não apresenta divisas naturais com suas vizinhas, a do Sapê e da Maranduba. Juntas as três ocupam cerca de seis quilômetros de cumprimento. Pasra quem gosta de caminhar é uma opção e tanto, pois as características da areia mudam nas três praias.

Praia de Itamambuca - Ubatuba
Gostar de praia e sol vai compensar bastante quando você chegar a este pedaço do paraíso na terra. Entre as mais de 100 praias de Ubatuba, esta é a mais procurada por conta dos campeonatos de surf, num ambiente que apresenta ondas regulares o ano inteiro. As crianças se divertem nas águas claras do Rio Itamambuca, enquanto os adultos encontram um mar de tranquilidade ao lado da reserva ecológica da Mata Atlântica.
Fica a apenas 15 quilômetros ao norte do centro de Ubatuba, num trecho entre a Vermelha do Norte e a praia do Félix. Por estar no meio de uma reserva ecológica, possui uma extensa área de mata atlântica nativa perfeito para quem admira e busca contato com a natureza de um jeito bastante intimista. O acesso público é feito pela Rio-Santos no quilômetro 38.

Praia de Puruba - Ubatuba
Localizada na região norte do município, bem na entrada da Baía do Ubatumirim, entre o Saco do Durval e a Ponta do Arpoador, está esta encantadora praia, uma das mais bem recomendadas de nossa pesquisa. Fica a 24 quilômetros do centro de Ubatuba e tem acesso por meio de uma estrada de 2,1 quilômetros de terra batida, que liga a rodovia Rio-Santos até a Vila de Puruba.
O principal acesso vem por meio da travessia do rio Puruba, que tangencia a praia inteira e tem como característica uma baixa profundidade, juntando-se mais para frente ao rio Quiririm, desembocando por fim no canto esquerdo da Praia da Puruba. A praia em si é bastante calma, contida numa faixa de areia branca de um quilômetro de extensão, formando um ótimo ponto para pesca, banho e, claro, um mergulho nas águas agitadas.

Praia do Félix - Ubatuba
Localizada na região norte, pouco depois da Praia de Itamambuca, é considerada ótima para famílias, com bares de praia e quiosques, em seu canto direito, e boa para o Surf emseu canto esquerdo. Está numa região onde há o encontro do Mar com a Mata Atlântica, tendo ainda como vizinha a Praia do Português e a isolada Praia das Conchas.
É também uma das áreas mais flexíveis de Ubatuba. De um lado está uma piscina natural adequada para todos os tipos de banhistas, inclusive crianças. Por outro lado, as ondas são agitadas, as correntes são fortes e poucos se aventuram a sair. Cautela ao frequentar o lugar: não se deixe enganar pela tranquilidade do local.

Praia do Cedro - Ubatuba
Considerada por muitos uma das melhores praias da região, esta se situa basicamente num ponto onde está cercada de água verde-escura, sendo acessível por barco ou após seguir a pé por uma trilha íngreme.
Uma das praias mais acessíveis por trilha mais procuradas de Ubatuba, é indicada para mergulho livre e para banho, compartilhando o mesmo trecho da Trilha das Sete Praias com a Praia Deserta e Prainha da Deserta. O acesso por terra é considerado difícil, tanto pela Praia da Lagoinha como pela Fortaleza, portanto informe-se bem antes de encarar a tarefa.

Veja mais
Autor: Guia Viajar Melhor
Data: 05/06/2022