Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Roteiros

6 lugares para viajar e curtir o frio
Programe-se para conhecer lugares que reúnem belezas naturais e boa infraestrutura próximos à capital paulista

A onda de frio que atingiu grande parte do país na semana passada, aos poucos começa a perder força. Mas, as baixas temperaturas seguem em algumas regiões pelos próximos dias, para alegria daqueles que gostam de curtir o frio. Esta época do ano é ideal aproveitar também o aconchego das cidades serranas do interior de São Paulo.
Algumas cidades do estado são conhecidas por unir temperaturas baixas, boa gastronomia e pousadas charmosas com lareiras, além de muitas outras opções de lazer e atividades em meio à natureza.
Campos do Jordão
Parte integrante do Circuito Serra da Mantiqueira, a famosa estância turística fica a 173 km da capital. A cidade, carinhosamente chamada de a “Suíça brasileira”, já foi reconhecida, em 1957, no Congresso Climatológico de Paris, como dona do “melhor clima do mundo”.
Aliado às belas paisagens, tranquilidade, a charmosa arquitetura em estilo suíço-europeu dos hotéis, pousadas, lojas, restaurantes, bares, chocolaterias, bistrôs e pubs, Campos do Jordão tem vocação natural para o turismo e atrai de visitantes no outono e inverno.
Santo Antônio do Pinhal
Esta estância climática fica nas proximidades de Campos do Jordão, no Vale do Paraíba, e pertence ao Circuito Turístico da Mantiqueira. Com diversas montanhas, picos, rios e vales, os visitantes têm no ecoturismo um dos pontos fortes.
Não faltam opções também para quem busca aventura em Santo Antônio do Pinhal, em atividades como escalada, rapel, arvorismo, trilhas, off-road, voo livre, entre outras.
A tradicional Festa do Pinhão, que acontece nos meses de maio a agosto, é ótima pedida para quem aprecia o fruto típico da região, além das barracas de comidas típicas, artesanato, apresentações e shows.
O nome Santo Antônio do Pinhal é decorrente das diversas espécies de araucárias que a cidade abriga, que em tupi-guarani significa “montanha que chora” ou “serra onde nascem as águas”.
São Bento do Sapucaí
Porta de entrada para a famosa Pedra do Baú – que, ao contrário do que muitos pensam, não pertence a Campos do Jordão –, São Bento do Sapucaí fica a 185 km da capital e possui paisagem rústica com ar bucólico, repleta de casinhas simples, ruas de terras e os encantos naturais da Serra da Mantiqueira.
São Bento do Sapucaí  também oferece pousadas charmosas e confortáveis escondidas em meio à vegetação nativa. Os amantes de esportes radicais encontram opções para praticar rapel, escaladas, caminhadas, voo livre, entre outras atividades.
Os turistas podem ainda conhecer e comprar produtos do artesanato local da Associação Arte no Quilombo, formada por 80 artesãos que usam palha de bananeira, sambentista, fruta cultivada na cidade, entre outros materiais.
Serra Negra
Pertencente ao Circuito das Águas Paulistas, a estância hidromineral de Serra Negra fica a 142 km da cidade de São Paulo e possui inúmeras opções de lazer, além do saudável clima de montanha e fontes de águas minerais com propriedades terapêuticas.
Em 1928, foi descoberta a riqueza radioativa das águas locais, e dois anos depois foi criado um pavilhão de hidroterapia ao lado da fonte.
A qualidade das águas minerais deu a Serra Negra o título de “Cidade da Saúde”, pelo então presidente Washington Luís. Com excelente infraestrutura, a cidade atrai turistas por suas aguas hidrominerais e pelo comércio de produtos em lã e linha (malharias), vestuário e acessórios em couro, enxovais  e artesanatos diversos.
São Pedro
Distante 190 km da capital paulista, a estância turística integra o Circuito Serra do Itaqueri. São Pedro oferece belíssimas paisagens, cachoeiras no meio da cadeia de montanhas formadas pela serra, fazendas e parques ecológicos.
A cidade também conta com muitas opções de lazer, aventura com práticas de esportes radicais e descanso.
Fundada no século 19 por imigrantes italianos que colonizaram a região investindo na cafeicultura, a cidade – que de longe lembra um presépio napolitano – mantém suas tradições culturais e gastronômicas.
Cunha
A estância climática Cunha, no Alto Vale do Paraíba, é outro destino ideal para quem busca temperaturas baixas, sossego e contato com a natureza. Entre as opções está o núcleo  do Parque Estadual da Serra do Mar, o maior corredor biológico da Mata Atlântica no Brasil.
Lá os visitantes podem aproveitar banhos de cachoeira e trilhas em meio às abundantes fauna e flora. Destaque para a Trilha das Cachoeiras, que fica em uma estrada desativada em que é possível percorrer metade em carro e metade em bicicleta ou a pé.
Outra sugestão é a Pedra da Macela, que separa o Vale do Paraíba das cidades do litoral fluminense. Sua privilegiada vista para toda a baía de Paraty, Angra dos Reis e Ilha Grande surpreende, assim como das montanhas e da natureza preservada pelo Parque Estadual da Serra do Mar.
Vale também uma visita ao inusitado Lavandário, que dispõe de campos floridos 365 dias ao ano. Lá dá para ver grandiosas plantações de lavandas que formam um verdadeiro espetáculo e também comprar produtos como plantas aromáticas, sabonetes, cremes, aromatizadores de ambientes e velas, além de comidas artesanais à base da planta, como bolo, bolachas e sorvete.

Veja mais
Autor: CATRACA LIVRE
Data: 06/07/2022