Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

Guarujá é destino para avistar baleias e golfinhos
A cidade de Guarujá é ponto de partida para o avistamento de baleias e golfinhos.

Guarujá integra o roteiro de um espetáculo natural imperdível: o avistamento de cetáceos, que inclui o grupo dos golfinhos e baleias. Com ponto de partida na Marina MCP Yachts (R. Hermínio Tamiolo – n° 60 ), a excursão propõe um passeio de barco, que permite chegar bem perto dos animais e observá-los. O percurso segue em torno da baía de Guarujá, contornando a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, passando pela Praia do Sangava, e prossegue em direção à laje de Santos, que é um parque marinho e uma área de proteção ambiental.

Neste domingo (25), acontece a próxima navegação, com saída às 9 e desembarque às 19 horas. A embarcação tem número mínimo de seis e máximo de 12 passageiros. Estão inclusos no passeio alimentação e bebida, como por exemplo, pizza, frutas, suco, refrigerante e água.

Surgimento do roteiro

O roteiro de avistamento foi criado por Oto Gomes, diretor de experiências da empresa de turismo Viva Enjoy, junto com Marcos Hurodovich, capitão e dono da embarcação, que já navegou para África, Europa, Caribe e Antártica.

Experiente, o comandante explica que a paixão pela observação e contemplação dos animais já vem de anos. “Tenho uma sociedade chamada Catamarã Pinguim, que é um barco de quarenta e quatro pés com veleiro. No ano passado, eu fui convidado para o projeto ‘Gilberto Baleia Jubarte’, no qual ficamos 40 dias pesquisando baleias”, conta Marcos.

Por outro lado, Oto relata que nunca imaginou a possibilidade de sair da Ilha de Santo Amaro para uma experiência como essa. “Mantive-me bastante cético, mas, no fundo, torcendo muito para ser surpreendido. Acredito que todos a bordo tiveram essa mesma sensação”, definiu.

As últimas excursões ocorreram nos dias 9 e 10 de junho, e Oto descreve com felicidade sobre a sensação de conseguir ver os mamíferos. “Foi um sentimento de surpresa e satisfação, já havia superado a expectativa, mas não parou aí, um pouco mais à frente, um novo grupo de golfinhos apareceu, oferecendo um espetáculo mais lindo ainda, que arrancou generosas risadas de todos a bordo. A alegria nos contagiava, foram lindos e memoráveis momentos”, finalizou.

LEIA+
Autor: Prefeitura de Guarujá
Data: 06/07/2023