Ilhabela tem mais de 40 praias para conhecer, selecionamos sete delas menos badaladas, são elas:
1. Praia do Portinho
Uma praia pequena e encantadora. Localizada ao sul da Ilha, o Portinho faz parte do Santuário Ecológico Submarino da Ilha das Cabras.
A Praia do Portinho está a 4 km da balsa, entre as praias do Oscar e da Feiticeira. Apesar da ótima visibilidade no mar, a pesca, caça e coleta de animais são proibidos por conta da preservação do santuário.
O local é pequeno e a faixa de areia tem apenas 60 m de extensão e algumas vagas de estacionamento bem em frente à praia. O mar costuma ser calmo e a estrutura de quiosque e serviços de praia costumam agradar os visitantes.
O canto esquerdo da praia é o local mais indicado para se divertir com Snorkel e apreciar as tartarugas marinhas e os variados peixes. No canto direito tem uma Capela de Santo Antônio, construída em 1938.
Para completar, a Praia do Portinho é inclusiva e acessível. Após o projeto de reurbanização o local recebeu um píer e uma rampa de acesso para cadeirantes.
2. Praia do Julião
A Praia do Julião em Ilhabela é mais uma daquelas que encanta, não apenas pela beleza local, mas pela tranquilidade das águas e do maravilhoso pôr do sol ao final do dia.
Está localizada ao sul da Ilha, distante da balsa em aproximadamente 6 km. Ela fica entra as Praias da Feiticeira e Praia Grande. Por uma pequena trilha de fácil acesso, no canto esquerdo, é possível passar do Julião para a Grande.
Na praia do Julião há uma boa estrutura, restaurante e quiosque, assim como aluguel de equipamentos esportivos: caiaque, sup e snorkel. No canto direito da praia há muitas pedras e as crianças adoram ficar olhando os peixinhos.
Uma praia bastante procurada para quem deseja passar o dia todo, especialmente famílias. Não deixe de assistir as variadas cores no céu ao cair do sol no mar.
3. Praia da Pedra do Sino
A Praia da Pedra do Sino em Ilhabela, além de linda guarda uma famosa lenda. O seu verdadeiro nome é de origem indígena e se chama Garapocaia, porém, ficou conhecida como Pedra do Sino ou ainda Praia do Sino.
Ela está localizada no lado norte da Ilha, a 11 km da Balsa e 4 km da Vila (Centro Histórico), entre a Praia do Arrozal e a Praia da Ponta Azeda.
Com aproximadamente 400 m de extensão, é plana e de águas tranquilas, muito frequentada por famílias com crianças, por ser rasa e calma, elas podem brincar livremente.
Cercada por enormes coqueiros e palmeiras, seu visual é incrível. O acesso é fácil, sendo na própria Avenida principal. Possui estacionamento, restaurante e quiosque, é bastante estruturada.
A Praia da Pedra do Sino também é procurada por quem gosta de esportes náuticos, como stand up paddle (SUP) e caiaque, que podem ser facilmente alugados na própria praia.
Também é procurada por turistas que chegam pelo mar, de barco ou jetski, já que o restaurante no canto da praia possui atendimento à bordo para esse tipo de cliente.
A famosa lenda do Sino
A praia de Garapocaia ficou mais conhecida como “Praia da Pedra do Sino”, ou só Praia do Sino, pois abriga uma das mais conhecidas lendas de Ilhabela, que justifica seu nome, indígena. No canto direito da praia, há algumas pedras que quando batidas com um martelo ou outras pedras emitem um som metálico, parecido com um sino.
Dizem que elas influenciavam o magnetismo das bússolas de embarcações que navegavam pela região antigamente. A lenda pode ser testada pelos turistas que acessam as pedras por uma passarela que se inicia no canto da praia.
4. Praia do Oscar
A Praia do Oscar em Ilhabela está localizada na direção sul, distante da balsa apenas 3,5 km. Uma pequena prainha que passa quase despercebida da maioria.
Ela fica praticamente na costeira, sendo mais frequentada por moradores e pescadores, possui águas tranquilas e faz parte do Santuário Ecológico Submarino da Ilha das Cabras.
Sua faixa de areia tem apenas 50 m de extensão e lindas pedras rochosas, com destaque para uma grande pedra no meio, que serve de apoio para os banhistas ou pescadores que frequentam o local.
É possível estacionar na estrada e para ter acesso a praia é só descer pela trilha e apreciar. Assistir ao pôr do sol no mar é um dos atrativos principais deste pequeno e encantador cantinho da Ilha.
5. Praia Grande
Localizada ao sul de Ilhabela e distante da balsa em 6 km, a Praia Grande fica entre as praias do Julião e a praia do Curral. O local ideal para quem procura estar perto da natureza sem abrir mão da praticidade da estrutura.
Fácil acesso pela avenida principal da Ilha, possui estacionamento, quadras poliesportivas, ducha, restaurantes e banquinhos para apreciar a vista e o mar.
A Praia Grande tem uma longa faixa de areia e mar de tombo, não sendo aconselhável deixar crianças pequenas sozinhas na água. Muito procurada por remadores, tanto de caiaque como de stand up, também há quem goste de sentar no píer ou nas pedras para pescar.
Para quem quer se divertir e não possui equipamento é possível alugar prancha de sup ou o caiaque, na própria praia, mesmo na baixa temporada. Outra opção bacana é fazer uma pequena trilha que chega até a praia do Julião em poucos minutos, pelo canto direito, próxima às pedras.
Por fim, assistir ao pôr do sol na Praia Grande é revigorante e pode te surpreender, experimente!
6. Praia da Armação
Localizada ao norte da Ilha, distante da balsa em 12 km, a Praia da Armação é uma das últimas com acesso pelo asfalto em Ilhabela.
A Praia é ótima para quem curte os esportes de Vela. Muito frequentada por praticantes de Kitesurf e Windsurf, pois a sua localização recebe, diretamente, os ventos que chegam do canal de São Sebastião, sendo ideal para estes esportes.
Hoje, a Praia da Armação é sede de uma escola de esportes náuticos e também há possibilidade, para quem deseja, de alugar equipamentos como pranchas de stand Up ou snorkel para mergulhar e apreciar as belezas locais.
Uma praia muito charmosa, possui uma igrejinha, balanços e um clima de paz sem igual. Por lá não há estacionamento, os carros ficam na calçada. Os visitantes que preferirem ir de ônibus podem parar em frente à praia.
Uma curiosidade: Esta praia leva o nome “Armação” pois, como dizem os antigos, era um local que atraía muitas baleias.
A Armação tem mar calmo e possui uma faixa de areia de 650 metros. Caminhadas à beira mar se tornam um convite à parte, normalmente encontram-se muitas tartarugas e bem visíveis. Seguindo a trilha pelo lado esquerdo, pode-se chegar até a vizinha Praia do Pinto, onde há também um píer de apoio.
7. Praia da Feiticeira
A Praia da Feiticeira está localizada ao sul da ilha, distante da balsa em aproximadamente 5 km, entre as praias do Portinho e do Julião.
Com uma pequena faixa de areia branca e fofa, aproximadamente uns 250 m, é um local tranquilo e bastante procurada pelos turistas mesmo não possuindo estrutura de quiosques e bares.
O mar costuma ser bastante calmo, tem um incrível visual que é complementado com o casarão neocolonial à esquerda, sede da fazenda São Mathias. Um dos cartões postais desta praia é o pôr do sol, não perca esta experiência.
A lenda da Feiticeira: Reza a lenda que, no período da colonização, uma antiga proprietária passou a lucrar com o comércio ilegal de escravos que eram trazidos de Angola pelos piratas e, assim, adquiriu grandes riquezas.
Sua fortuna passou a despertar interesse em corsários que navegavam pelo litoral e, temendo ser vítima de um saque pirata, enterrou seus tesouros com ajuda dos escravos e os matou para não ser vítima de uma traição. A mulher mais rica da ilha acabou isolando-se, com o tempo enlouqueceu e nunca mais foi vista, ficando assim taxada pelos pescadores locais como “Feiticeira”.
Veja mais
Data: 06/08/2022