Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

O doce de leite de Avaré que ganhou o Brasil
Conheça a história por trás das Gotas de Leite que passa de geração para geração

Um docinho é sempre muito bem-vindo a qualquer momento do dia, ainda mais se for fresquinho. Este é um privilégio dos avareenses que se deliciam com a receita de quase 24 anos. A Gotas de Leite é uma empresa familiar e tradicional de Avaré. Quem contou como a Gotas funciona foi o Gerente de Marketing, o Lucas Righi.
Início da tradição
A Gotas de Leite surgiu em 1998 com o empenho do seu Edmundo Negrão, um simpático bancário aposentado que decidiu criar o seu próprio negócio aos 60 anos. Com o doce de leite já famoso em Cerqueira César, ele reuniu receitas e maquinários e iniciou o comércio que atendia principalmente mercadinhos e lanchonetes próximas na época. Tudo começou com o Pingo de Leite, o produto mais amado pelos avareenses.
Transição
Ao passar dos anos, o negócio ganhou forma e foi se aprimorando, os filhos do seu Edmundo, Betânia e Edmundo, também ingressaram na empresa contribuindo com seus respectivos conhecimentos.
Em 2012, a Gotas de Leite conseguiu resolver uma questão muito importante na sua maneira de produção, o desperdício do leite. O alto consumo do ingrediente causava uma perda considerável, o que foi solucionado com a criação de um laticínio. Atualmente, a empresa também vende leite de saquinho e queijo em sua loja em Avaré.
Fabricação
A Gotas trabalha apenas com leite puro de produtores da região, todas as manhãs eles vão buscar a matéria-prima que passa por uma análise cuidadosa e, posteriormente, são pasteurizadas.
Após este primeiro procedimento realizado, para a produção do popular Pingo de Leite são incorporados insumos no leite. A mistura vai para um tacho (uma grande panela) onde a temperatura chega a 100ºC. Em seguida, o produto é armazenado em uma câmara fria para o resfriamento do doce. No outro dia o produto é cortado, embalado e está pronto para a venda. A produção do Pingo de Leite é diária.
Estrutura e produtos
Hoje, a Gotas de Leite vende para o Brasil inteiro e está presente em diversos estados como São Paulo (capital e interior), Paraná, Distrito Federal, Santa Catarina e Rio de Janeiro. A empresa conta com cerca de 60 funcionários e em torno de 200 clientes como os grandes supermercados Carrefour, Pão de Açúcar, St Marche e o atacadista Makro.
Os produtos comercializados são o tradicional Pingo de Leite que tem uma casquinha por fora e é cremoso por dentro, doce de leite pastoso (para comer de colher), tablete em cubinhos, chup chup, queijo, bebidas lácteas e uma linha diet. A Gotas de Leite fica localizada na Rua Jango Pires, 49.
A Gotas de Leite é um orgulho avareense, sendo um ponto turístico gastronômico da cidade conhecido em âmbito nacional.

Veja mais
Autor: Solutudo
Data: 07/07/2022