Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

Polo Astronômico é opção de passeio em Amparo (SP)
O polo astronômico, localizado em Amparo é uma opção de passeio para quem deseja observar o céu e os astros.

O Polo Astronômico, localizando em Amparo, na região do Circuito das Águas Paulista, interior de SP, é opção de passeio com as crianças nos feriados prolongados de Páscoa e Tiradentes.

O complexo preparou diversas atividades para o mês, com sessões diurnas para contemplar o sol e uma programação especial para os feriados prolongados.

Nesta época do ano as noites são mais limpas e estreladas, condição ideal para observação do céu.

O que ver no céu em abril e maio no interior de SP

Durante os meses de abril e maio, o público tem a chance de ver belíssimos aglomerados de estrelas e algumas nebulosas no interior de SP.

O professor Carlos Mariano explica que os aglomerados estelares são regiões do espaço com centenas ou até milhares de estrelas que se formaram e se localizam próximas umas das outras.

“Algumas até são visíveis a olho nu em locais com céu bem escuro. Quando observados com bons telescópios, revelam toda a sua beleza, como o Omega Centauri, formado por centenas de milhares de estrelas e que estão a cerca de 20 mil anos-luz da Terra”, diz Carlos Mariano,  diretor do Polo Astronômico de Amparo.

Nos próximos meses ainda será possível observar outros tipos de aglomerados durante as sessões públicas no Polo Astronômico de Amparo.

Entre eles, a “Caixinha de Joias”, na constelação do Cruzeiro do Sul, e o lindo “Poço dos Desejos” na constelação de Carina. E é nessa constelação que também está a nebulosa da Carina, uma imensa nuvem de gás e poeira, que fica a cerca de 7 mil anos-luz da Terra.

Sessões noturnas do Polo Astronômico de Amparo (interior de SP)

As sessões públicas noturnas em abril e maio ocorrem aos sábados às 19h e às 21h15. Também serão oferecidas sessões especiais nos próximos dois feriados, dias 7 de abril (sexta-feira) e 21 de abril, sexta-feira, Dia de Tiradentes.

A programação completa pode ser encontrada no site oficial do complexo.

LEIA+
Autor: Catraca Livre
Data: 07/07/2023