Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

Conheça o Caminho do Rosário em Aparecida
Trajeto leva até Porto Iguaçu, onde foi encontrada imagem da santa

Sábado passado queríamos visitar o Porto Iguaçu, em Aparecida. O Porto Iguaçu é onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora Aparecida, em 1717. Chegando lá nos deparamos com o Caminho do Rosário para chegar até o Porto, já ouviu falar?
Inaugurado no final de 2018, o Caminho do Rosário fica bem pertinho da Cidade do Romeiro, complexo onde tem o Hotel Rainha do Brasil, além de várias lojas e outras atrações como um trem, pedalinhos e uma decoração linda. Tudo super instagramável!
O caminho é muito lindo. Possui pouco mais de 1 km e meio e é totalmente plano. A ideia do Caminho foi narrar a história de Jesus Cristo através de 20 bonitos cenários e cerca de 130 esculturas.
As esculturas representam os Mistérios do Rosário, e são tão perfeitas, que eu achei o local “padrão internacional”. Inclusive os artistas que fizeram o projeto são estrangeiros. A atração é um verdadeiro museu a céu aberto.
Durante a caminhada foi impossível não me lembrar do Vaticano, Jerusalém, Belém e outros lugares sagrados que eu já estive.
Junto com as esculturas do Caminho do Rosário, o paisagismo no entorno se destaca muito, onde cada tipo de planta representa algo que tem a ver com a história de Jesus, como tamareiras, oliveiras e romãs.
O caminho do Rosário está aberto diariamente e a entrada é gratuita. É importante destacar que ao longo do Caminho do Rosário existem cerca de 20 bancos para sentar e descansar. Os banheiros ficam perto da Cidade do Romeiro e próximo do Porto Itaguaçu.
Após andar cerca de 20 minutos pelo Caminho do Rosário chegamos ao Porto Iguaçu para navegar pelo Rio Paraíba do Sul. Iríamos voltar de Trem do Devoto, porém, como medida de segurança por causa da chuva e dos raios, esse passeio estava suspenso.
Aí fizemos a caminhada de volta e pegamos um belo pôr do sol. Foi um verdadeiro espetáculo da natureza. Interessante que quando estávamos caminhando na volta, a chuva passou e o serviço do trem do Devoto foi restabelecido. Vimos quando ele passou pela gente. Foi muito legal também ver o trenzinho passando!
No sábado que visitamos o local estava bem vazio e as pessoas estavam respeitando os protocolos de prevenção contra a pandemia, usando máscaras e praticando o distanciamento físico.
Depois de todo esse trajeto voltamos e fizemos um super lanche na Cidade do Romeiro. Queríamos ter andado de pedalinho, mas a chuva voltou e não deixou. Minha criança viajante ficou triste e eu prometi voltar para conhecer as outras atrações que ficaram faltando.
Como dito anteriormente, a decoração está super fotogênica e, como são guarda-chuvas, muito apropriada para um dia chuvoso.
Claro que nada desse ótimo passeio foi feito antes de passar na Basílica, agradecer e pedir bênçãos a nossa querida padroeira do Brasil.
Endereço do Caminho do Rosário - Rua Isaac Ferreira da Encarnação, 501 - Jardim Paraíba - Aparecida/SP 12570-000 - Horário: 6h às 19h (Entrada gratuita) - Estacionamento: gratuito na Cidade do Romeiro

Veja mais
Autor: Portal MEON
Data: 07/10/2021