Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

Festival de Fotografia Amparo em Foco
O festival Amparo em Foco está de volta com todas as suas atividades 100% presenciais

Em 2022, o Festival Amparo em Foco está de volta com todas as suas atividades 100% presenciais. O evento acontece de 06 e 24 de abril de 2022 e todas suas atividades são gratuitas. A organização do evento preparou uma grande programação com exposições, palestras, oficinas, workshops, saídas fotográficas, lançamentos de livros e exibição de um filme produzido na região.
O festival acontece na cidade de Amparo, localizada no Circuito das Águas Paulistas, no interior de São Paulo, e tem como objetivo a difusão da arte da fotografia, além de divulgar o potencial turístico, arquitetônico e cultural do município, inserindo a cidade no calendário dos grandes festivais fotográficos do país.
O Festival de Fotografia Amparo em Foco conta com a realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, patrocínio das empresas Rousselot e Peptan, e tem produção das empresas Mogiana Produções e a Renovarte Produção Cultural.

Exposições
As exposições são o coração de um bom festival e para comemorar os 200 anos da Independência do Brasil, a organização do Amparo em Foco lançou uma convocatória para a exposição coletiva “Independência Cultural”, destinada a todos os artistas interessados, sejam fotógrafos profissionais ou amadores. “Para comemorar essa data importante em nossa história, queremos retratar nosso país com suas paisagens naturais e urbanas, sua fauna e flora, seu povo e suas manifestações culturais”, disse Reginaldo Leme, um dos organizadores do Amparo em Foco. O regulamento está no site oficial do festival e as inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas até 24 de março.
Outra exposição já confirmada é a Street Expo Photo 2021, considerada a maior exposição fotográfica coletiva a céu aberto do país, realizada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Com o tema “Livre expressão artística”, a exposição ficou aberta ao público até dia 4 de janeiro e agora poderá ser vista no Amparo em Foco 2022.

Palestras
Como já é tradição do Amparo em Foco, em 2022 a organização montou uma programação com grandes nomes da fotografia brasileira e terá palestras com Sérgio Branco, diretor da Revista Fotografe Melhor desde 2021, e responsável pela criação das revistas Fotografe Técnica&Pratica e FilMaker, todas especializadas em fotografia e filmagem, produzidas pela Editora Europa; com Rubens Fernandes Júnior, professor, pesquisador e um dos mais conceituados curadores de fotografias do Brasil, tendo conquistado prêmio de melhor curadoria da Associação Paulista de Crítica de Arte (APCA) em 1995, 2006 e o prêmio Marc Ferrez de Fotografia em 2014; com MRossi, fotógrafo especializado em eventos nacionais e internacionais, que traz em sua carreira shows de bandas como Aerosmith, Kiss, Metallica, Guns and Roses, Iron Maiden, Rolling Stones, U2, entre outros; e a dupla Renan Nakano e Alex Gimenes, professores, fotógrafos, pesquisadores e produtores culturais, especializados em processos fotográficos históricos.

Lançamentos e rodas de conversas
O festival terá o lançamento de três livros e rodas de conversas com destaque para a obra de Marcella Grecco, “Cleo de Verberena e o Mystério do Dominó Preto”, que aborda a trajetória da amparense Jacyra Martins da Silveira, conhecida como Cleo de Verberena e reconhecida como a primeira cineasta brasileira, quando, em 1931, dirigiu e protagonizou seu primeiro e único filme “O Mystério do Dominó Preto”. Os outros livros são “O Vaqueiros das Águas”, de Valdemir Cunha, e “MRossi Live Rock Photography”, de Marcelo Rossi.

Oficinas e Workshops
A sexta edição do Amparo em Foco terá três oficinas e três workshops, abrindo espaço para 80 pessoas participarem. A fotógrafa e design de produtos Lulu Ferreira irá ministrar as oficinas de “Câmera Pinhole” e “Light Paint”, enquanto Tiago Degaspari irá abordar sobre equipamentos fotográficos, sistemas e formatos; Michael Trend traz novamente o workshop “Fotofólio Artesanal”, sucesso na edição de 2021, e Henrique Grandi vai realizar os módulos básico e avançado do workshop de “Estúdio Fotográfico”. As inscrições para as oficinas e workshops serão divulgadas nas redes sociais do festival.

Saídas Fotográficas
Aproveitando o meio ambiente e todo o patrimônio histórico e arquitetônico de Amparo, o festival de fotografia deste ano realizará duas saídas fotográficas, uma sob a coordenação de Tiago Degaspari, que irá desbravar a “Fauna e Flora no Sítio Duas Cachoeiras”, e o Amparo PhotoWalk, onde os participantes irão passear pelo centro histórico da cidade de Amparo, recebendo dicas e técnicas de fotografia de arquitetura, com Reginaldo Leme.

Amparo em Foco
Criado em 2016, o Festival de Fotografia Amparo em Foco é realizado no município paulista de Amparo, que busca inserir a sociedade e seus participantes numa celebração à fotografia. O evento tem como objetivo difundir a arte fotográfica e conta com uma série de atividades gratuitas, promovendo a integração do público e a fotografia em suas diversas modalidades.
O público alvo do festival é composto em sua maioria por fotógrafos hobbistas, amadores e profissionais, e sua proposta é contribuir na difusão do conhecimento, na valorização dos artistas locais e regionais, além de divulgar o patrimônio histórico e cultural da cidade.
Os principais pontos do festival serão a Praça da Catedral e a sede do Cine Foto Clube de Amparo, onde acontecerão as exposições e oficinas. Acompanhe no Facebook e Instagram (@amparoemfoco) e confira a programação completa no site oficial do evento www.amparoemfoco.com.br. 

SERVIÇOS: 
6ª edição do Amparo em Foco – Festival de Fotografia (2022)
Redes Sociais: Facebook e Instagram @amparoemfoco
Site: www.amparoemfoco.com.br 
Local: Amparo/SP
Data: de 06 a 24 de abril de 2021
Atividade: Exposições, palestras, oficinas, workshops, lançamentos de livros, rodas de conversa, saídas fotográficas, exibição de filme.

Veja mais
Autor: Circuito de Notícias
Data: 08/04/2022