Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Roteiros

10 atrações para conhecer Ibiúna (SP)
Com diversas atrações turísticas, Ibiúna atrai visitantes de várias partes do mundo

A cidade de Ibiúna é um dos refúgios do interior de São Paulo. Com diversas atrações turísticas, Ibiúna atrai visitantes de várias partes do mundo e encanta com sua beleza natural. A seguir, conheça um pouco da história, o que fazer e dicas de hospedagem.
O nome da cidade é de origem indígena, e significa “terra-escura”, na linguagem tupi-guarani. Ibiúna surgiu a partir de uma fazenda que tinha uma capela como ponto central, na qual hoje está localizada a Igreja Matriz, de Nossa Senhora das Dores. Seus colonizadores foram os portugueses, italianos, árabes e japoneses e chegaram a cidade no final do século XVI.
O que fazer em Ibiúna
A cidade é repleta de passeios, principalmente para quem adora estar em contato com a natureza. A seguir, veja a seleção de 10 atrações que os turistas costumam ir quando quando visitam Ibiúna:

1. Prainha de Ibiúna - É perfeita para quem gosta de admirar paisagens bonitas e relaxar. As águas são tranquilas e o local não costuma ficar lotado. Além disso, a praia é uma ótima opção para andar de barco, jet ski ou pescar. Vale a pena conferir esta atração!

2. Parque Estadual do Jurupará - Localizado entre os municípios de Ibiúna e Piedade, o Parque Estadual de Jurupará é uma área com mais de 26 mil hectares. O local preserva ecossistemas naturais, que são de muita importância para pesquisas e para atividades de educação ambiental. Através das trilhas é possível observar e contemplar a fauna e a flora do parque.

3. Cachoeira Vargem do Salto - Localizada a 12km do centro de Ibiúna, a Cachoeira Vargem do Salto é uma ótima opção de passeio para relaxar. O local costuma ser de fácil acesso e é uma ótima escolha para quem viaja com crianças, porque possui poços rasos. Em dias quentes, a cachoeira costuma ficar bastante movimentada, tanto por turistas quanto pelos moradores locais.

4. Parque Ecológico Itupararanga - Com mais de 60 mil metros quadrados, o parque foi inaugurado no dia do 157° aniversário de Ibiúna. É uma área de preservação ambiental muito importante para o município e promove a ideia de um turismo sustentável. Além disso, o visitante pode curtir um dia fazendo trilha, praticando esportes e contemplando a natureza.

5. Represa de Itupararanga - É um verdadeiro cartão postal da cidade de Ibiúna. Fica localizada entre os municípios de Ibiúna, Sorocaba e Votorantim e é uma parada importante para os turistas. A vista da represa é incrível e o local é rodeado por bares. Também é um ótimo lugar para fazer um piquenique e curtir um dia em família.

6. Espaço Villa Verde - É uma fazenda aconchegante e com muitas atividades para curtir. O local conta com atrações como caiaque, jogos de mesa, pesque e pague, playground, piscina e muito mais. Tudo isso em um ambiente maravilhoso para que o visitante possa sair da rotina em um lugar repleto de belezas naturais.

7. Capela de São Sebastião - Um dos principais pontos turísticos de Ibiúna, a Capela de São Sebastião fica localizada no bairro do Pocinho, a 30km do centro da cidade. O santuário é um local muito visitado por romeiros e esportistas que gostam de percorrer a subida da serra até chegar na capela. No local há espaço para alimentação e uma trilha que leva os visitantes até à Gruta de São Sebastião e ao Cemitério da Gripe Espanhola.

8. Lost Parque das Pedras - Do alto do parque das pedras é possível ter uma vista panorâmica de diversos pontos da cidade. O lugar é perfeito para descer de bike, fazer trilhas, caminhada ou corrida. Além disso, possui uma rocha para a prática de Rapel. O parque fica localizado a apenas 5km do centro de Ibiúna.

9. Sítio Chibana - Quem ama ficar pertinho da natureza pode gostar do Sítio Chibana. O local é uma propriedade com mais de 250 mil metros quadrados de área verde, que oferece diversas opções de lazer para os visitantes. Cada atividade foi planejada para preservar a natureza e oferecer uma experiencia única ao usuário. 

10. Academia de Treinamento Espiritual Seicho-no-ie - Recebe mais de 30 mil pessoas por ano para participar dos mais de 40 eventos que são realizados em suas dependências. São pessoas que vêm de diversos lugares do mundo em busca de encontrar a paz e o equilíbrio espiritual participando dos rituais. O local possui alojamento masculino e feminino, refeitório, estacionamento, livraria e um grande espaço verde. É realmente um lugar para encontrar a paz.

Veja mais
Autor: VIAJALI
Data: 11/02/2022