As primeiras baleias jubarte e golfinhos já deram às caras em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo para a temporada de observação.
Todos os anos, entre junho e agosto, o arquipélago recebe uma imensa quantidade de baleias e golfinhos em sua costa. Período ideal para observação desses animais.
No ano passado, a temporada de observação de baleias e golfinhos teve um saldo positivo em Ilhabela. Segundo o Projeto Baleia à Vista (Probav), foram registradas 81 baleias jubarte entre 163 avistamentos.
Esse número representou um avanço significativo em relação aos anos anteriores, evidenciando o progresso alcançado na conservação da espécie.
De acordo com o Instituto Baleia Jubarte, as águas próximas a Ilhabela são um dos maiores hotspots de baleias e golfinhos do Brasil e abriga diversas espécies da biodiversidade marinha.
As baleias saem da Antártica, onde passam o nosso verão se alimentando, e, em seguida, vão em direção à Bahia, onde se reproduzem em águas mais quentes.
Regras para observar baleias e golfinhos
Vale lembrar que existem regras e normas para contemplar baleias e golfinhos.
Perseguir ou bloquear a passagem dos animais não é permitido.
Para isto é sempre recomendável contratar uma empresa especializada na área para assistir.
Por se tratar de um evento na natureza, não há garantia de avistamento, mas empresas especializadas sabem a rota desses animais o que aumenta também as possibilidades em observá-los.
Além das jubartes, outras três espécies de baleias e oito espécies de golfinhos já foram registradas em Ilhabela.
A cidade, aliás, tem investido na capacitação do setor de turismo para garantir uma experiência de qualidade aos visitantes, sem prejudicar os cetáceos.
Onde se hospedar em Ilhabela
Quer apreciar o espetáculo das baleias jubarte e golfinhos? Para aqueles que querem tornar a experiência ainda mais deslumbrante a dica é se hospedar no Hostel da Vila.
O hotel oferece quartos temáticos que vão de casas na árvore e domos até veleiros em meio a mata e farol.
Recentemente, o Hostel da Vila ganhou o prêmio de melhor do mundo na categoria sociabilidade.
“Ter contato com baleias e golfinhos é uma experiência inesquecível. São animais fantásticos e, no caso das baleias, elas nos fazem nos sentir minúsculos perante a sua grandeza. O que queremos oferecer com o hostel é que as pessoas que venham contemplar esses animais vivam algo muito próximo a um sonho”, comenta Felipe Gamba, fundador e idealizador do Hostel da Vila.
Ao todo, o Hostel da Vila possui 40 quartos, divididos entre casas na árvore, kombi, veleiro em meio a mata, ônibus, tips , domos, farol, trailer, yurts e quartos comuns, tanto privados quanto compartilhados.
LEIA+Data: 11/08/2023