Um lugar tranquilo na Serra da Mantiqueira, cheio de belezas naturais, culinária diversificada e de um calor humano sem igual. Isso tudo o turista encontra em São Bento do Sapucaí (SP), eleita como destino mais acolhedor do Brasil pelo Traveller Review Awards 2024, da plataforma de hospedagens e viagens Booking.
A cidade encanta os viajantes pela mistura de simplicidade e sofisticação. Tem de tudo no destino, desde aqueles bares ao melhor estilo raiz até restaurantes requintados de alta gastronomia. As montanhas da Mantiqueira são pano de fundo para onde se olha e o cenário ajuda a compor a paisagem bucólica típica do interior.
Seu maior destaque é o monumento natural da Pedra do Baú, conjunto formado ainda pelas pedras Bauzinho e Ana Chata. É ponto de encontro de montanhistas, alpinistas, trilheiros e amantes da natureza. Para quem não tem muita coragem de escalar a via ferrata do Baú, vale fazer a trilha do Bauzinho e apreciar a vista belíssima lá de cima, de preferência com guias credenciados de agências como Rotas e Rochas Turismo ou Armazém Aventura.
Se o foco da viagem é natureza, também tem a Cachoeira dos Amores, uma propriedade privada com quedas-d’água em meio a matas preservadas, lugar perfeito para uma conexão com a natureza, praticar yoga, meditação ou simplesmente para passar o dia em família ou grupo de amigos. São 300 metros de corredeiras de águas que brotam da região da Pedra do Baú. Os ingressos custam a partir de R$ 22,00 com desconto para idosos, crianças, grupos e moradores locais.
Gastronomia
São Bento do Sapucaí também é destino de boa mesa e alguns restaurantes participaram recentemente do 2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha, que se encerrou no último dia 25 de agosto, evento que reuniu estabelecimentos de municípios da Serra da Mantiqueira entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Não faltam opções de restaurantes, cafés, bistrôs e bares tradicionais em São Bento. Como sugestão de viagem, o turista pode experimentar delícias nos cafés Sabor da Serra, Dona Mariquinha e o Montanha Bela Vista.
Para o almoço, alguns restaurantes são referência na cidade, como o Trincheira, Taipa, Sabor da Serra e o Casa Restaurante e Café. Os preços são bem honestos pela qualidade dos pratos. Se o plano é saborear uma redonda bem recheada, o viajante pode seguir para a Pizzaria Fiore ou para a Montanha Bela Vista, que também oferece pizzas com massa de longa fermentação.
E se a vontade é de fazer um lanche, a dica é o Bar do Tião, que serve um sanduiche de cupim super temperado e com bastante queijo, muito tradicional na cidade. Como entrada, a boa pedida é a porção de bolinho de carne da casa. E rola música ao vivo nos finais de semana e feriados.
Vinhos e azeite
Não deixe de incluir no seu roteiro dois passeios imperdíveis. O primeiro uma visita à Vinícola Villa Santa Maria. Lá dá para fazer um tour pelos vinhedos e degustação guiada para experimentar os vinhos Brandina.
Também tem almoço com um menu de excelência gastronômica que inclui truta salmonada com crocante de ervas, sorrentino de abóbora e carne seca e até uma releitura de carne de lata com arroz piagui e pinhão. É aconselhável fazer reserva com antecedência.
São Bento ainda tem oliveiras em suas encostas.
Um passeio que vale entrar na programação é a Oliq, uma fazenda que produz azeite de alta qualidade, puros extra virgem e saborizados. O turista pode fazer um tour guiado e degustar os rótulos numa harmonização com frutas, queijos e pães. Até sobremesa leva azeite da casa. Prove um combinado que vem bolo, sorvete, servido com frutas e finalizado com azeite Oliq de limão siciliano.
Passeios
Para conhecer a cidade comece por um city tour pelo centro histórico e visita ao Museu do Zé Pereira. São Bento preserva bem seus casarões e igrejas, com destaque para a Igreja Matriz e a Casa da Cultura Miguel Reale.
As capelinhas de mosaicos são outras joias do lugar. Foram decoradas pelo artista plástico Ângelo Milani.
Uma subida até o Cruzeiro também deve estar no roteiro, assim como uma visita ao bairro do Quilombo, onde ficam o galpão do Arte no Quilombo, que reúne trabalhos dos artesãos locais; o ateliê do escultor Ditinho Joana, famoso pelas botinhas caipiras feitas em madeira de lei; e ainda o Museu do Carro de Boi Quim Costa, mestre regional no ofício de construir esse antigo e importante meio de transporte. Outro museu importante é o da Revolução Constitucionalista de 1932. Fica ao lado do Restaurante Trincheira, aliás, o local foi realmente uma trincheira onde os soldados paulistas travaram batalhas.
Hospedagem
A cidade é bem servida de hotéis e pousadas. Tem acomodação de todo tipo e preço, tanto na área central como nos bairros mais afastados. Para quem quer ficar no centro, perto de tudo, uma opção é a Pousada Canto Verde, que tem apartamentos para casais e unidades com cama extra para atender casal com filhos. Tem piscina, estacionamento e uma café da manhã com todas as gostosuras regionais.
São Bento do Sapucaí é destino ideal para quem quer fugir dos locais badalados da Mantiqueira e sentir o acolhimento caloroso do seu povo, sempre com um sorriso no rosto.
LEIA+Data: 11/11/2024