Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

Ubatuba tem cenários paradisíacos
São 102 praias cercadas pela Mata Atlântica, ótimas opções de passeios e gastronomia

O verão chegou e milhares de turistas buscam as praias do litoral brasileiro para colocar o bronzeado em dia. Uma das regiões mais procuradas nesta época do ano é o litoral norte de São Paulo, que possui, sem exageros, algumas das mais belas praias do país. 
Algumas delas estão situadas em Ubatuba, a 210km de Guarulhos. São nada mais, nada menos, que 102 praias espalhadas ao longo da costa, sendo algumas localizadas em ilhas com cenários cinematográficos! A cidade, inclusive, é muito frequentada por turistas de guarulhenses.
Com sua privilegiada e exuberante mata atlântica como cenário principal, Ubatuba está no foco dos turistas que visitam o badalado município litorâneo durante o ano inteiro. E opções não faltam!  
Para quem gosta de praias mais tranquilas, as situadas na região norte, quase divisa com Paraty (RJ), são uma ótima pedida. A maioria delas está cercada pelo verde intenso do Parque Estadual da Serra do Mar. Muitas ainda preservam a cultura tradicional caiçara e até de quilombolas, presentes na praia da Caçandoca
A praia de Picinguaba, por exemplo, tem pequena faixa de areia, onde há uma comunidade que ainda sobrevive da pesca. Bucólica, é um convite ao descanso, enquanto se observa o vai e vem dos barquinhos de pesca que chegam com peixes fresquinhos, que logo serão degustados pelos turistas nos restaurantes locais de comida caseira. 
É da praia de Picinguaba que saem alguns barcos que realizam passeios para algumas ilhas da cidade, entre elas, a Ilha das Couves. Com seu mar calmo, é possível fazer mergulhos com snorkel e se deparar com peixinhos e tartarugas. 
Para desfrutar de todos os atrativos naturais que a cidade oferece, diversas agências de turismo e receptivo promovem passeios de lancha para algumas das ilhas mais lindas do país, entre elas, a do Prumirim e das Couves, proporcionando aos turistas experiências inesquecíveis.
Nada como descer do barco, molhar e afundar os pés na areia, deixando as energias negativas para trás e renovando as boas energias do lugar. 

Ilha do Prumirim 
O lugar é realmente paradisíaco e a areia dura proporciona até mesmo uma caminhada de uma ponta à outra da faixa de areia. Diversos chapéus de sol, localizados em uma pequena vila de pescadores, proporcionam sombras para os dias de sol a pique. 
O verde esmeralda da cor do mar salta aos olhos. A praia que circunda a ilha é calma, praticamente não tem ondas e é perfeita para famílias com crianças.  O lugar calmo convida à reflexão e ao descanso. A ilha não tem fonte de água potável, mas há um bar de caiçaras por ali. Não esqueça de levar protetor solar, snorkel e muita água. 
A Náutika Tour (12 9-7402-0070) tem pacotes nos quais os turistas podem escolher os atrativos a serem visitados. Também é possível optar pelos passeios já ofertados pela empresa, que tem saídas com duração de cinco horas.  
O roteiro inclui além da Ilha do Prumirim, também paradas para contemplação, banho de mar e mergulho na Ilha dos Porcos, Ilha das Couves, Ilha Anchieta e Sete Fontes. O valor do passeio é R$ 170,00 por pessoa. 
Na ida para algumas das ilhas, a lancha passa por um parcel, que é dividido ao meio por uma fenda. Nesta fenda aparece um pequeno trecho de areia, possivelmente dois passos de extensão, e é tida como a menor praia do Brasil. 

Projeto Tamar 
Inaugurada em 1991, Ubatuba foi a primeira base instalada pelo Tamar (www.tamar.org.br) em área de alimentação das tartarugas marinhas no litoral brasileiro. É a única no Estado e uma das mais importantes, ao lado de Fernando de Noronha e Praia do Forte. 
O Museu do Tamar de Ubatuba recebe, em média, 100 mil pessoas por ano. Conta com uma completa infraestrutura de educação ambiental, informação, lazer, incluindo tanques e aquários, auditório com 30 lugares, espaço para exposições, loja e lanchonete. 
O Museu Caiçara é um espaço cultural que resgata e valoriza a rica cultura caiçara, e relembra os hábitos e costumes de uma época que faz parte da formação do povo brasileiro. Através de mais de 200 peças antigas, painéis explicativos, fotos e objetos que fizeram parte da história, o visitante tem a oportunidade de “viajar no tempo” e conhecer um pedacinho da cultura brasileira. 

Aquário 
A oportunidade de conhecer de perto um pouco do complexo mundo marinho está no Aquário de Ubatuba (www.aquariodeubatuba.com.br). Os visitantes passam por um rigoroso controle de acesso para que os protocolos sanitários sejam seguidos. 
Entre seus atrativos estão 12 tanques de água salgada (entre eles um dos maiores tanques marinhos do Brasil, com 80 mil litros), com representantes da fauna local e de outros oceanos. 
Entre os peixes da fauna nacional destacam-se coloridos cavalos marinhos e moreias, o tubarão lixa, além de garoupas, baiacus e outros peixes regionalmente conhecidos. Os exemplares exóticos são adquiridos de importadoras legalmente registradas junto ao Ibama, entre eles diversas e multicoloridas espécies típicas de recifes de corais, o peixe leão, o tubarão bambu do Pacífico. 
Uma das grandes atrações é o Tanque de Contato que permite o contato entre os visitantes e diversos exemplares de animais marinhos, como pepinos e estrelas do mar, ouriços, lagostas entre outros, sempre com a orientação de monitor especializado. 
O Pinguinário é uma atração do Aquário onde o visitante poderá ver de perto os curiosos e fascinantes Pinguins-de-Magalhães e alimentá-los de forma bastante interativa. 

Opções gastronômicas para degustar sem peso na consciência
O verão também é deliciosamente aguardado por um motivo bastante peculiar. A nova estação oferece a oportunidade de aproveitar a gastronomia típica caiçara da região. Afinal, quem não gostaria de degustar frutos do mar com os pés enterrados na areia, com vista privilegiada para o mar?
Ubatuba, por exemplo, já está sendo bem procurada por este motivo. Afinal, são 102 praias espalhadas por sua costa, onde estão localizados restaurantes, barzinhos, cervejarias, docerias e pizzarias.
Os frutos do mar, seguramente, são as iguarias mais procuradas da estação. E opções de restaurantes que preparam essas delícias do mar, não faltam. Os camarões, por exemplo, são os queridinhos dos turistas e as vendas tendem a aumentar consideravelmente devido ao crescimento da demanda. Vários restaurantes já estão renovando os estoques para atender aos visitantes.  

Veja mais
Autor: Guarulhos Hoje
Data: 13/01/2022