Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

Barreiro (SP) é paraíso para hiking e trekking
Cidade na divisa com o estado do Rio de Janeiro é a porta de entrada do Parque Nacional da Serra da Bocaina

Localizada entre as divisas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a cidade de São José do Barreiro é um paraíso para praticantes do hiking e do trekking.
Porta de entrada do Parque Nacional da Serra da Bocaina, o pequeno município paulista oferece experiências adaptadas ao perfil de cada tipo de trilheiro para uma imersão na Mata Atlântica.
Para chegar à entrada do parque nacional , o visitante leva cerca de 40 minutos de carro a partir do centro de São José do Barreiro pela rodovia Francisco Mendes Ribeiro (SP-221), percurso de estrada de chão devido à preservação ecológica.
Tempo disponível para a caminhada, condições físicas e o espírito aventureiro são os três fatores que irão determinar qual será a rota ideal. Seja o hiking, uma trilha leve de poucas horas, ou o trekking, uma verdadeira vivência em meio à natureza, com pernoite, é fundamental que os grupos sejam conduzidos por guias especializados locais.
Uma caminhada até a cachoeira mais próxima já é a garantia de contato extremo com a natureza, que já começa logo pelo caminho. Além disso, os guias locais são conhecedores de cada caminho e estão capacitados para oferecerem uma vivência muito mais aprofundada”, afirma Lucas Bocaina, administrador da Bocaina Experience, uma das agências que organiza visitas guiadas e que prometem experiências sensoriais no contato com a natureza.
São José dos Barreiros tem cenários de tirar o fôlego
Para quem quer uma caminha mais leve e de poucos minutos, o ideal é fazer a rota até a cachoeira Santo Isidro. No caminho, o turista se depara com uma rica fauna e flora, além de corredeiras para fazer pausas e refrescar. A chegada é recompensadora: imagine mergulhar em uma grande piscina natural, contornada por paredões verdes e, ao centro, vislumbrar uma cachoeira que tem uma queda de 80 metros de altura.
Ao extremo da prática, o trekking atrai adeptos à Serra da Bocaina que fazem a Trilha do Ouro, três dias de caminhada por uma rota de 40 km que liga São José do Barreiro a Angra dos Reis em um caminho aberto mata adentro pelos índios. Na rota, o trilheiro encontra mais quedas d’águas, como a cachoeira do Veado, que tem uma queda de mais de 200 metros, fazendas, vales e o famoso rio Mambucaba.
Trilhas para diversos perfis
Nas agências de turismo de São José do Barreiro, o turista que escolhe a experiência do pacote para a guiada vai receber instruções de segurança, o que levar, informações sobre roupas e calçados adequados para a prática e a infraestrutura para pernoitar na natureza, no caso do trekking.
O turismo em Barreiro, entre outras vertentes, como o histórico e o pedagógico, traz experiências únicas ao visitante que está à procura de contato direto com a natureza. Por isso sempre recebemos diferentes tipos de públicos, desde as pessoas que nunca fizeram uma trilha até os mais experientes e esta demanda também aquece a rede hoteleira, a economia de serviços e outros atrativos”, explica Ana Paula Almeida, secretária de Turismo de São José do Barreiro.

Veja mais
Autor: CATRACA LIVRE
Data: 13/10/2022