Imagine só incluir no passeio um café servido com sabor de roça, do jeitinho das antigas casas de avó. É uma oportunidade de passar horas num ambiente familiar e cercado pela natureza. Diferente do café tradicional, os grãos especiais têm atributos de qualidade excepcionais. Resultam em bebidas muito aromáticas, sem amargor.
Enquanto o cultivo do café tradicional se dá em altitudes de até 1.000 metros, para produção de grãos especiais é necessária altitude superior, o que favorece Monte Alegre do Sul e a região do Circuito das Águas Paulista. Por aqui, o plantio é feito em areas com até 1.300 metros, criando condições favoráveis para os melhores cafés.
O café da região é de excelente qualidade. Muitas fazendas que se destacaram desde o período áureo da produção cafeeira, entre o final do século XIX e início do século XX, são daqui. Os pequenos produtores rurais mantém a tradição e produzem grãos que chamam a atenção do mercado internacional.
Vivenciar o roteiro do café é voltar às origens. É trazer lembranças, fotografias e "causos" de família em uma verdadeira viagem ao passado.
Os caminhos do café são uma experiência de aroma, sabor e memórias!
Sugestões: Não deixe de visitar a Locomotiva da Mogiana e sua Estação, responsáveis pelo escoamento da produção cafeeira de Monte Alegre do Sul. Conheça nossos sítios, que oferecem sempre um cafezinho passado na hora, acompanhados por um quitute caseiro. Locais onde se preserva a cultura do café, suas construções e história abertos para visitação:
Cafezal em Flor – Bairro do Falcão
Fazenda Santa Isabel/Pousada da Fazenda – Bairro dos Fabricio
Adega Peterlini – Bairro dos Alves
Cantinho da Ni – Bairro dos Alves
Nono Rouxinoli – Bairro do Falcão
Data: 14/02/2022