Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

São Pedro tem rota para viajantes em duas rotas
Em meio à Serra do Itaqueri, cidade oferece tanto o clima bucólico do interior quanto opções para os aventureiros.

Bastante conhecida como destino de motociclistas, a cidade de São Pedro (SP) é uma joia da Serra do Itaqueri, cartão-postal que esbanja beleza natural e clima agradável.

Típica cidadezinha do interior, com ritmo calmo e acolhedor, São Pedro ficou agitada no último final de semana (13 a 16 de julho), quando sediou a 20ª Expo Moto Show, um encontro nacional de motociclistas.

A exposição foi realizada no centro de eventos do município, reunindo dezenas de moto clubes e milhares de visitantes. O público pôde assistir a shows de rock, com destaque para a banda RPM, conferir estandes de produtos do segmento e aproveitar uma ampla praça de alimentação.

Natureza e esporte

A Serra do Itaqueri surpreende quem chega à cidade. Partindo do centro, ao lado da Igreja Matriz, logo se alcança a estrada vicinal em direção ao grande platô, que fica a 900 metros de altitude e abrange 14 cidades da região.

É de lá que se tem a melhor visão de municípios próximos. Subindo a encosta há pontos de paradas bem estruturados para se observar o vale. Entre os mais disputados estão o Mirante do Cristo e o Deck do Cristo, onde os turistas tiram fotos e contemplam a beleza da serra.

O Itaqueri inspira aventureiros e esportistas que buscam atividades radicais, trilhas e cachoeiras. E o desnível abrupto favorece inclusive a prática do voo livre. A rampa de lançamento atrai pilotos de todo o País.

Hotéis e pousadas

Com o crescente fluxo de turistas, a cidade vai, aos poucos, tentando atender à demanda por opções de hotelaria, principalmente no alto da serra.

O visitante pode encontrar acomodações dos mais variados tipos e preços. O Hotel Jardim da Serra, por exemplo, é um dos mais bem localizados no Itaqueri. Fica voltado para o vale, com uma visão de 180 graus. Lá do alto dá pra ver várias cidades do entorno.

Entre as vantagens que o hotel oferece estão duas piscinas, sendo um externa e outra coberta e aquecida, serviços de spa e centro de bem-estar, restaurante, redário e academia. O hotel é pet friendly e tem Wi-Fi disponível em todas as áreas.

Outra opção de hospedagem é a Pousada Parque Alto da Serra, que dispõe de área bem estruturada de camping e oito acomodações, sendo duas suítes. Com um perfil mais rústico, a pousada, que também recebe bem os pets, é ideal para casais e famílias que curtem contato direto com a natureza. Colher fruta do pé, sentar ao lado de uma fogueira e observar o pôr do sol estão entre as atividades mais prazerosas. A pousada tem piscina externa e até uma pizzaria bem conhecida na região por servir massa semintegral, leve e assada em fogão a lenha.

Fruto da terra

São Pedro tem o que podemos chamar de fruta-símbolo da cidade. É o jaracatiá, uma árvore nativa da Mata Atlântica, que frutifica entre janeiro e março.

Usada pelas antigas doceiras da região, a fruta precisa ser coletada direto da árvore antes de cair e tem de passar por um processo de retirada do látex da polpa. Depois disso pode ser usada com segurança em compotas ou ingerida em natura.

Eduardo Modesto, ex-prefeito de São Pedro, é proprietário de um loja no centro que vende o doce de jaracatiá em compota e um outro doce, semelhante a uma cocada, feito com o caule ralado da planta.

Além disso, a loja ainda tem uma cachaça especial, um licor e uma cerveja artesanal, todos preparados com a fruta. Eduardo também se prepara para lançar ainda dois produtos cosméticos com base do jaracatiá.

Ao lado da loja, tem até o Museu do Jaracatiá, que resgata a história da fruta desde o seu uso pelos índios que habitavam a região.

Passeios

Vale muito também caminhar pelo centro para comprar lembrancinhas na tradicional feirinha de artesanato aos sábados, domingos e feriados. O espaço fica atrás da Igreja Matriz de São Pedro, aliás um belo templo que merece ser visitado.

Perto dali está o Museu Gustavo Teixeira, poeta nascido na cidade. E ainda nas imediações pode-se tomar um café no Empório Família Matarazzo e comer guloseimas deliciosas na Zuleika's Doces, paradas "obrigatórias" para saborear o que de melhor a cidade oferece.

LEIA+
Autor: Jornal Cruzeiro
Data: 14/08/2023