Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Roteiros

Como se apaixonar por Ubatuba em 10 passos
Dicas de praias, cachoeiras, mirantes, restaurantes e bares

Por Adriana Setti - A perfeição da praia do Félix, a delícia que é a cachoeira do Prumirim, o visual espetacular do Mirante da Chica, mais as pizzas, os açaís
Frequento Ubatuba desde pequena e, vira e mexe, nossa relação dá um tempo de alguns anos. Mas eu sempre volto, e sempre me reapaixono, apesar dos muitos pesares, a começar pela especulação imobiliária que segue corroendo um dos trechos de costa mais bonitos do Brasil e, quiçá, do mundo. Quer se apaixonar por Ubatuba, focando no que a cidade tem de bom? Então siga esses passos:

1. Evite os feriados 
Quando Ubatuba lota, o trânsito torna os deslocamentos extremamente penosos e estacionar em certas praias fica impossível. Sério, não entre nessa roubada. Escolha um fim de semana fora da alta temporada ou, melhor ainda, vá em dias úteis.

2. Cheque a previsão do tempo 
O apelido Ubachuva não é à toa. Chove torrencialmente na região, principalmente de dezembro a março. Abril e maio são meses bem menos úmidos, ainda faz calor e a cidade está muito menos movimentada. 

3. Conheça a praia do Félix
Do mar, mal se nota que a faixa de areia está cercada por casarões. Ao norte da cidade, essa praia em forma de meia lua abraçada pela mata atlântica é a mais completa da beleza de Ubatuba. Pra não sofrer na hora de estacionar, quebre à esquerda um pouco antes da barreira que leva à área de Zona Azul e pare no Bruzy. Você vai pagar R$30 ao invés de R$20 (Zona Azul pro dia todo), mas já sairá bem na frente do trecho mais tranquilo da praia – onde quebram as melhores ondas –, no canto esquerdo. Não deixe de andar até o canto direito e pegar a mini trilha que vai dar na lindíssima e minúscula Praia do Português, feita pro Instagram. 

4. Explore o “pacote” Prumirim
Vizinha do Félix, a Praia do Prumirim também tem seu valor e a cachoeira mais bonita de Ubatuba (Cachoeira do Prumirim) está logo ali pra você tirar o sal. Também dá pra pegar um barquinho até a Ilha do Prumirim, que tem uma sensacional praia de areia e mar cristalino. Pra fechar o dia, se jogue nos frutos do mar e nos drinks do Jundu, o melhor bar de praia de Ubatuba.

5. Explore alguma praia virgem
Apesar da voracidade com que a especulação imobiliária detonou boa parte de Ubatuba, ainda há diversas praias praticamente virgens acessíveis só de barco ou por trilha. Pra conhecer várias de uma tacada só, pegue a Trilha das Sete Praias, que vai da Fortaleza até a Lagoinha, no sul da cidade.

6. Anote o nome dessas praias 
Ubatuba tem mais de 100 praias e muuuuitas delas valem a pena. Pra não se perder entre tantos nomes, anote essas: Lagoinha, da Fortaleza, Flamenguinho, Domingas Dias, Sununga, da Santa Rita, Vermelha do Centro, Vermelha do Norte, do Puruba, do Alto, Brava do Camburi e Brava da Almada

7. Encare a estradinha da Praia da Almada
Uma estradinha de dar vertigem vai descendo e subindo em ziguezague a partir da Rio-Santos até chegar à Praia da Almada. A praia em si nem é nada demais, mas o caminho revela algumas das vistas mais espetaculares do Litoral Norte de São Paulo. Quer ver de camarote? Então tome uma no Mirante da Chica.

8. Passe um dia em Itamambuca 
A filial do Havaí em Ubatuba atende por Itamambuca e tem um astral muito próprio. Querendo, dá pra passar vários dias só lá, pegando onda, remando de stand up paddle no rio e encontrando a galera em restaurantes bacanas, como o Warung. Não deixe de tomar um açaí no North Shor, e que também faz um bolo de banana lendário. 

9. Prove a pizza da Pizzaria São Paulo
Melhor pizzaria de Ubatuba, a São Paulo tem serviço excelente em um espaço simples e alto-astral. Além da pizza perfeita, uma verdadeira degustação de azeites de oliva importados é deixada sobre a mesa. Arremate com um sorvete na Pistache, na pracinha mais fofa do centro histórico da cidade, ali ao lado.

10. Tome café da manhã no Integrale 
Pro dia nascer feliz, tome o desjejum na Integrale, no centro da cidade, 100% artesanal. O pão da casa, “integralzinho”, é uma delícia, assim como os pães de queijo, os sucos e os sanduíches. Também tem omeletes, açaí, bolos… 

Veja mais
Autor: Viagem & Turismo
Data: 15/02/2022