Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

Circuito de Cicloturismo é inaugurado na região
O trajeto que recebe o nome de Piraquara foi inaugurado durante o evento Bike Festa.

Neste sábado (19), em comemoração ao Dia do Ciclista, os amantes das duas rodas foram brindados com um evento especial. A estreia do Bike Festa que trouxe consigo um momento marcante: a inauguração do novo circuito de cicloturismo batizado de Piraquara na cidade de Tremembé – SP localizada no Vale do Paraíba, aos pés da Serra da Mantiqueira.

O ponto de partida para o evento, que ocorreu na Praça Geraldo Costa (conhecida como Praça da Estação), foi às 8h da manhã. Uma notável presença de 260 ciclistas participaram das atividades, conforme dados divulgados pela Secretaria de Turismo e Cultura de Tremembé.

Antes do início do percurso, os participantes foram beneficiados com uma aula de ginástica ministrada pelo professor Joilson e receberam atendimentos preventivos das equipes da Secretaria de Saúde, proporcionando um começo saudável para a jornada.

O Trajeto Inaugural

O maior grupo de ciclistas partiu da Praça Geraldo Costa às 9h. Percorreram uma distância de 36,4 quilômetros, inaugurando oficialmente o Cicloturismo Piraquara. A rota incluiu trechos pela Estrada do Kanegai, no projeto de Desenvolvimento Sustentável do Incra “Olga Benário”, a estrada municipal José Andrade Filho e uma conexão com o circuito Trapista, inaugurado no ano anterior.

É relevante mencionar que o trajeto trapista consta no Guia do Cicloturismo do Estado de São Paulo. Durante o circuito, os ciclistas tiveram a oportunidade de explorar locais que foram percorridos pelos monges trapistas que habitaram Tremembé no início do século XX. A influência dessa cultura se mantém viva, legando não apenas uma herança cultural, mas também um legado de desenvolvimento econômico, especialmente na produção de arroz.

A jornada contemplou os ciclistas com uma vista panorâmica da Serra da Mantiqueira, do Rio Paraíba do Sul e das belas várzeas de arroz, proporcionando uma experiência única.

Diversão para Todos

O evento também reservou um percurso mais curto, perfeito para famílias e crianças acompanhadas de seus responsáveis. Um grupo formado por esses ciclistas especiais saiu às 10h, em um trajeto de 10 quilômetros, com a animação do Palhaço Galileu, garantindo momentos de alegria e diversão.

A festa continuou na Praça Geraldo Costa, onde os ciclistas celebraram a conclusão do percurso com música e entretenimento. A Banda Nina agitou o público com sucessos do Pop Rock, enquanto a arte circense da Ana Paula trouxe risos e diversão para as crianças.

José Ferreira Silva, Secretário de Turismo e Cultura, destacou: “A 1ª Bike Festa Trapista em Tremembé foi um enorme sucesso, trazendo benefícios significativos para a cidade e o turismo local. O evento atraiu entusiastas de ciclismo e turistas, impulsionando a economia local através do aumento do fluxo de visitantes, fortalecendo o perfil turístico da estância e promovendo um ambiente de diversão e convívio”. Com essa realização bem-sucedida, Tremembé reforça seu compromisso com o cicloturismo e a promoção de eventos que unam lazer, saúde e cultura.

LEIA+
Autor: Guia Campos
Data: 15/08/2023