Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Política de Privacidade.

Notícia - Cidades

Cunha (SP) tem festival dedicado à cerâmica
Cidade é conhecida nacionalmente pela cerâmica de autor, sendo um dos maiores centros de queima em alta temperatura.

Conhecida nacionalmente pela produção de cerâmica de alta temperatura, a cidade de Cunha, na Serra da Bocaina, no interior de SP, realiza até 15 de novembro sua tradicional festa dedicada arte.
O evento reúne alguns trabalhos de vários ateliês da região, como o Mieko e Mário e o Cidraes. Os visitantes podem contemplar exposições coletivas e individuais, espalhadas por vários lugares da cidade.
A programação conta ainda com oficinas, atividades temáticas, aulas de dança e capoeira, rodas de conversa sobre artesanato e até apresentações musicais.
Em 15 de outubro, acontece a abertura do forno Smokeless, que receberá uma queima coletiva de ceramistas no Instituto Cultural da Cerâmica de Cunha (ICCC). A programação do dia inclui ainda atrações como modelagem ao vivo com Paulo Ambrósio, apresentação de poemas, competição de torno e queima Raku –técnica milenar japonesa usada para produzir peças com visuais esfumaçados.
Capital da cerâmica
Em junho, Cunha recebeu o título de “Capital Nacional da Cerâmica de Alta Temperatura”.
A produção de cerâmica está presente na região desde os tempos de ocupação pelos índios tamoios, que produziam utensílios com uma técnica rudimentar, em forno de barranco.
O grupo do ateliê do Antigo Matadouri, em 1975, foi o pioneiro na produção de cerâmica usando o forno Nobirigama, de uma linhagem de fornos chineses e refinados no Japão.
Alimentados à lenha, a temperatura interna dessas fornalhas podem atingir ultrapassa os 1.400 °C. A partir da década de 1990, outros ateliês de cerâmica de alta temperatura foram instalados na cidade, o que aumentou a relevância econômica do município.

Veja mais
Autor: CATRACA LIVRE
Data: 15/10/2022